5.ª edição do Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra abre candidaturas em janeiro

15 de Novembro 2021

Está de regresso mais uma edição do Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra, iniciativa que acontece de dois em dois anos. As candidaturas deverão ser apresentadas de 12 de janeiro a 7 de março.

O galardão que junta a Bluepharma à Universidade de Coimbra pretende distinguir trabalhos científicos na área das ciências da saúde. Podem concorrer investigadores portugueses em laboratórios, institutos ou organizações, nacionais e internacionais, que desenvolvam projetos científicos inovadores, numa candidatura individual ou conjunta. Os trabalhos a concurso serão avaliados de acordo com critérios de mérito, originalidade e inovação, e o seu contributo e potencial de transformação em produtos ou serviços com interesse comprovado para a sociedade.

Ao projeto vencedor será atribuído um prémio no valor de 20 mil euros. Este poderá ainda vir a receber um investimento suplementar no valor de 30 mil euros, uma vez provada a sua viabilidade no mercado. As candidaturas são apresentadas e submetidas através do formulário disponível no site oficial deste galardão, em ww.bluepharmaucinnovationaward.pt.

“É com entusiasmo que partimos para mais uma edição deste prémio. A investigação e o desenvolvimento são essenciais em qualquer indústria, mas têm um papel ainda mais relevante no sector farmacêutico. Por isso, na Bluepharma procuramos promover e estimular este espírito de excelência através da criação deste tipo de iniciativas. Sabendo que as academias têm um papel fundamental, ter a Universidade de Coimbra como parceiro reforça o rigor e a qualidade de mais uma edição”, refere Paulo Barradas Coelho, presidente da Bluepharma, citado no comunicado de imprensa.

“Esta 5.ª edição é a prova que a Universidade de Coimbra e a Bluepharma têm trabalhado continuamente, de forma conjunta, para a promoção da Investigação e Inovação junto de toda a comunidade, apoiando os projetos dos investigadores, fundamentais para o desenvolvimento científico nas mais diversas áreas”, diz Luís Simões da Silva, vice-reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação e Empreendedorismo, que reforça ainda a importância da agregação de massa crítica de qualidade na área da saúde.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights