Universidade de Valência investiga o papel das redes perineuronais na esquizofrenia e doença bipolar

4 de Agosto 2020

Juan Nácher, Professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Valência, liderou a investigação sobre o papel das redes perineuronais (PNN) no cérebro adulto e a sua incidência em […]

Juan Nácher, Professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Valência, liderou a investigação sobre o papel das redes perineuronais (PNN) no cérebro adulto e a sua incidência em distúrbios psiquiátricos como a esquizofrenia ou a doença bipolar. O trabalho, publicado no “Journal of Neuroscience”, e no qual participaram a BIOTECMED e o Departamento de Anatomia e Embriologia Humana da Universidade de Valência, bem como o Instituto de Investigação em Saúde (INCLIVA) e a rede de investigação CIBERSAM, pode fornecer novas ferramentas para o diagnóstico ou tratamento destas doenças.

Os neurónios inibidores que expressam parvalbumina (PV+) são cruciais para a função do córtex pré-frontal, tendo sido encontradas alterações nestas células em diferentes doenças psiquiátricas. O desenvolvimento e a plasticidade da conetividade destes neurónios é fortemente regulado por regiões especializadas da matriz extracelular (as moléculas que ocupam os espaços entre os neurónios). Estas regiões da matriz são denominadas “redes perineuronais” e envolvem particularmente muitos neurónios PV+.

A equipa liderada por Juan Nácher, também membro do Grupo de Investigação em Psiquiatria e Doenças Neurodegenerativas do INCLIVA e líder de grupo do Centro de Investigação Biomédica em Redes de Saúde Mental (CIBERSAM), do Instituto de Saúde Carlos III, comparou neurónios PV+ com ou sem redes perineuronais (PNN) circundantes. Ao eliminar as PNN com uma enzima específica, o trabalho revelou que estas regiões da matriz extracelular influenciam significativamente a conectividade e o funcionamento das células PV+ do córtex pré-frontal do adulto.

Em particular, as ligações inibitórias recebidas por estes interneurónios são particularmente afetadas pela presença de PNN. A depleção de PNN também afeta o funcionamento dos interneurónios PV+ e altera a atividade das ondas cerebrais conhecidas como “gamma”.

Na investigação estudou-se a conectividade dos neurónios PV+ utilizando a imunohistoquímica e microscopia confocal. Foram analisadas as ligações sinápticas que estes neurónios recebem e enviam, comparando células rodeadas e não rodeadas por PNN, e também analisando o córtex pré-frontal de animais nos quais as PNN foram eliminadas com uma enzima específica. Por último, avaliou-se a função destas células estudando os ritmos elétricos cerebrais em que estão envolvidas.

Os resultados da investigação, com as alterações das PNN no cérebro dos pacientes psiquiátricos assinaladas por Vicent Teel, professor do Departamento de Anatomia Humana e Embriologia da Universidade de Valência, têm sido relevantes para compreender o comportamento destas redes.

Mais informação em:

Héctor Carceller, Ramón Guirado, Edna Ripollés-Campos, Vicent Teruel-Martí y Juan Nácher: «Perineuronal Nets Regulate the Inhibitory Perisomatic Input onto Parvalbumin Interneurons and γ Activity in the Prefrontal Cortex». Journal of Neuroscience 24 junio 2020, 40 (26) 5008-5018; DOI: https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.0291-20.2020

NR/HN/Adelaide Oliviera

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This