Hipertensão pode duplicar risco de epilepsia

8 de Dezembro 2021

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Boston revela que a hipertensão foi associada a um risco 2,44 vezes maior de epilepsia em idades mais avançadas.

De acordo com os dados publicados na Revista “Epilepsia”, participaram no estudo 2.986 americanos adultos, com uma idade média de 58 anos . Durante um seguimento médio de 19 anos, foram identificados 55 novos casos de epilepsia.

Os investigadores referem que a hipertensão arterial, definida como a presença de pressão arterial elevada ou o uso de medicamentos anti-hipertensivos, esteve ligada a um risco quase duas vezes maior de epilepsia. 

Concretamente, a hipertensão foi associada a um risco 2,44 vezes superior.

“O nosso estudo mostra que a hipertensão, um fator de risco vascular comum, modificável, é um fator preditivo independente da epilepsia em idades mais avançadas”, referiu a coautora do estudo Maria Stefanidou, da Escola de Medicina da Universidade de Boston.

“Embora os estudos epidemiológicos só possam mostrar associação e não causalidade, esta investigação pode ajudar a identificar subgrupos de pacientes que poderão beneficiar da gestão dirigida e agressiva da hipertensão arterial e, simultaneamente, incentivar o desenvolvimento de estudos clínicos concentrados em intervenções precoces para reduzir a carga de epilepsia em idades mais avançadas”, acrescentou a investigadora.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Asma controlada! 

Lurdes Ferreira e Beatriz Fernandes
Especialistas de Pneumologia e responsáveis pela consulta de Asma da ULS de Braga

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights