Colômbia com 409 feridos por dispositivos pirotécnicos durante época de Natal

26 de Dezembro 2021

A Colômbia registou 409 feridos por dispositivos pirotécnicos durante este mês, nas celebrações desta quadra festiva, um aumento de 21,36% em relação aos 337 casos no mesmo período em 2020, informou na sexta-feira o Instituto Nacional de Saúde.

Destas 409 pessoas, 264 são adultos e 145 menores, indicou o instituto, citado hoje pela EFE, acrescentando que foram registadas ainda duas mortes.

Quanto ao tipo de lesões, 89,7% correspondem a queimaduras, 62,6% a lacerações, 24,2% a contusões, 8,6% a amputações, 8,1% a lesões oculares e 2,9% a lesões auditivas.

Em 67% dos casos as lesões aconteceram por manipulação dos dispositivos pirotécnicos e em 25,2% por observação.

Os locais com mais casos registados são Antioquia e Valle del Cauca, com 44 cada, seguidos de Bogotá e Cauca (34), Tolima (27), Narino (22), Córdoba (19) e Atlántico (18).

NR/HN/LUSA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights