IL pede reavaliação das regras de isolamento

30 de Dezembro 2021

A Iniciativa Liberal defendeu hoje a reavaliação das regras de isolamento, como parte de uma nova estratégia de abordagem à pandemia, deixando críticas às atuais medidas que exigem teste negativo para aceder a um conjunto de atividades

Em comunicado enviado à Lusa, a IL critica a atual exigência de testes para aceder a determinados eventos, medida que consideram “desvalorizar a vacinação” e contribuir para “a disrupção da linha do SNS24, das urgências e dos centros de saúde”.

A nova estratégia defendida pela IL prevê a redução do tempo de isolamento, a adoção de “novos procedimentos para enquadrar e distinguir as situações covid das não covid” e a aposta na “responsabilidade individual e na vacinação, com prioridade absoluta para as populações de risco”.

“É urgente a alteração da estratégia de combate à covid, reconhecendo a sua natureza endémica, o que torna vã a tentativa de controlo da circulação do vírus”, defende a IL em comunicado.

Também os profissionais de saúde devem deixar de assumir “tarefas administrativas de rastreamento”, que o partido considera “sem utilidade” e que “desviam recursos indispensáveis para o acompanhamento de toda a atividade não Covid”.

Para a IL, a massificação da testagem comporta “uma multiplicação de casos de isolamento” que terá “enorme impacto social e económico”, alertando também para “a impossibilidade de centenas de milhares de portugueses exercerem o seu direito de voto” nas eleições legislativas marcadas para 30 de janeiro.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) indicou na terça-feira que “está a avaliar tecnicamente” a questão da redução do período de isolamento de infetados com o coronavírus que causa a covid-19 e a recolher provas científicas, remetendo para hoje o anúncio da decisão.​​​​​​​

NR/HN/LUSA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights