Hospital de Braga bate o seu recorde em 2021 ao atingir quase 43 mil cirurgias

7 de Janeiro 2022

O Hospital de Braga bateu, em 2021, o seu recorde de cirurgias, atingindo as 42.873, uma performance conseguida com a ajuda da contratualização com entidades externas, disse esta sexta-feira o presidente do Conselho de Administração.

Em declarações à Lusa, João Porfírio Oliveira adiantou que fora do hospital foram realizadas cerca de 11 mil cirurgias, contratualizadas com uma dezena de entidades, entre Misericórdias e unidades privadas de saúde.

“Em todos os casos, os cirurgiões são do Hospital de Braga. Ou seja, se dispuséssemos de mais salas operatórias, teríamos capacidade para realizar as operações dentro de portas e não seríamos obrigados a recorrer ao exterior”, sublinhou.

As 42.873 cirurgias realizadas em 2021 significam um aumento de 27% em relação a 2019, que até aqui tinha sido o melhor ano.

Já em comparação com 2020, o crescimento foi de 33%.

“Estes resultados devem-se, essencialmente, ao plano de manter o hospital a trabalhar em toda a força e à contratualização com entidades externas ou blocos operatórios fora do hospital”, referiu João Porfírio Oliveira.

O responsável destacou ainda o facto de, em 2021, o Hospital de Braga ter alcançado a segunda posição a nível nacional em termos de produção cirúrgica, só sendo suplantado pelo São João, no Porto.

Em termos de tempos de espera cirúrgica, João Porfírio Oliveira adiantou que se situa em cerca de 2,7 meses, uma média que disse ser agravada por três especialidades “mais complicadas”, como ortopedia, estomatologia e cirurgia plástica.

“Quase todas as outras especialidades têm tempos de espera abaixo dos dois meses, sendo que algumas têm mesmo tempo de espera exemplares”, referiu.

Em termos de consultas, o Hospital de Braga terminou 2021 com cerca de 45 mil doentes em lista de espera, o que significa uma redução de 11% em relação a 2019.

No ano passado, o hospital realizou 490 mil consultas, um crescimento de 15% em relação a 2020.

O tempo médio de espera por uma consulta foi de 3,4 meses.

O Hospital de Braga abriu em 2011, sucedendo ao “S. Marcos”.

Nos primeiros anos, foi gerido pelo Grupo Mello Saúde, uma parceria público-privada (PPP) que terminou em agosto de 2019, passando então a sua gestão para a esfera pública.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This