Hospital de Ovar suspende hospitalização domiciliária por falta de doentes

26 de Janeiro 2022

O Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, encerrou o seu serviço de hospitalização domiciliária devido à falta de doentes para essa valência, confirmou esta quarta-feira essa unidade, que diz que a medida é “temporária”, propondo-se reabrir o serviço em março.

O fecho foi tornado público por uma médica internista desse hospital do distrito de Aveiro, que lamentou a decisão: “Abracei o projeto da Hospitalização Domiciliária do Hospital Francisco Zagalo há alguns meses e na passada sexta-feira encerrámos esta valência – provisoriamente, espero eu – por falta de doentes”.

Cláudia Martins acrescenta que isso se deveu ao facto de que “faltam referenciações de doentes para internamento em modalidade domiciliária na área de abrangência do hospital”, o que a surpreende e resultará da falta de informação sobre o serviço aí implementado em 2019.

“Não imaginei isso ser possível. Sempre pensei que um doente estável, que necessitasse de cuidados intermédios ou intensivos, preferisse ser tratado no conforto da sua casa por uma equipa médica e de enfermagem que se deslocasse até lá”, justifica a médica, notando que “a maioria dos doentes propostos não sabia haver esta possibilidade”.

Contactada pela Lusa, a direção do Hospital Francisco Zagalo confirma que o serviço foi “temporariamente suspenso e reabre em março”, mas não comenta as razões para a decisão nem revela o número de doentes que dele usufruíram desde 2019.

A especialista em Medicina Interna realça que a hospitalização domiciliária também pode ser prescrita para utentes de estruturas residenciais de idosos, mas admite: “Só muito poucas [dessas instituições] assinaram protocolo connosco”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This