Índia baixa pela primeira vez da barreira dos 20 mil casos diários

20 de Fevereiro 2022

A índia baixou hoje, pela primeira vez este ano, a barreira dos 20 mil novos casos diários de infeção por covid-19, deixando para trás uma terceira vaga com poucas hospitalizações causadas pela variante ómicron.

O Ministério da Saúde local afirmou, em comunicado, que o número de casos nas últimas 24 horas foi de 19.968, o número mais baixo desde os 16.700 casos positivos registados em 31 de dezembro, quando a onda de infeções estava em plena ascensão e atingiu o pico no final de janeiro com quase 350.000 casos.

Além disso, a taxa de positividade caiu para 1,68%, quando há cerca de um mês rondava os 17%.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a pandemia só está sob controlo num país se a taxa de positividade for inferior a 5%.

Com estes últimos números, o total de infeções registadas desde o início da pandemia na Índia situa-se agora nos 42,8 milhões, e este país asiático está apenas atrás dos Estados Unidos, com mais de 78 milhões de casos, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Além disso, com 673 mortes ligadas ao coronavírus nas últimas 24 horas, o número de mortes na Índia desde o início da pandemia subiu para 511.903, igualmente atrás dos EUA, com 935.000 mortes e do Brasil, com 644.000.

No entanto, vários estudos e peritos assinalaram que o número real de mortes na Índia poderia ser dez vezes superior aos números oficiais, porque as mortes fora das unidades de saúde, especialmente durante o caos desencadeado durante a segunda vaga, entre abril e maio de 2021, foram negligenciadas.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This