Hospital Garcia de Orta com consulta descentralizada para o tratamento de Hepatites

5 de Março 2022

O Hospital Garcia de Orta (HGO) passou desde quinta-feira a realizar consultas descentralizadas para o tratamento de Hepatites no Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais (CIRSS), localizado na Freguesia do Laranjeiro.

A unidade hospitalar, em articulação com o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, quer garantir que quem não recorre habitualmente às unidades de cuidados de saúde primários nem hospitalares, tem acesso a meios de diagnóstico e tratamento de hepatites virais. O objetivo é alcançar a meta estipulada pela OMS sobre a erradicação da hepatite B e a hepatite C até 2030.

A consulta descentralizada para o tratamento de hepatites do HGO, na comunidade, será realizada por uma médica infeciologista do HGO, todas as quintas-feiras, entre as 14 e as 20 horas, e será assegurada a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar prescritos, no âmbito da consulta.

Em comunicado, o HGO frisa que “o recurso a medicamentos específicos é importante nas formas mais graves e crónicas, e deve ser sempre avaliado caso a caso”.

O Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais resulta de uma parceria entre o Hospital Garcia de Orta, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Almada Seixal, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, (ARSLVT, IP) e Câmara Municipal de Almada. Baseia-se num modelo integrado de gestão de caso, centrado na pessoa, mediante avaliação das suas necessidades de saúde e sociais, bem como para a aquisição de estratégias e competências com vista à autonomia e melhoria da sua qualidade de vida.

Estima-se que as hepatites afetem cerca de 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights