A nova Linha de Proteção Civil de Odemira “vai servir para que o munícipe tenha acesso a uma resposta célere para uma ocorrência de âmbito municipal”, explicou à agência Lusa a vereadora Raquel Vicente e Silva, que tem o pelouro da Proteção Civil no município.
A nova resposta “não vai substituir uma linha de emergência de socorro”, mas vai permitir aos cidadãos do concelho terem uma “resposta 24 horas por dia” em questões como roturas de água, queda de árvores, queda de rochas na orla costeira ou animais na via, acrescentou.
Nesse sentido, a nova linha municipal vai estar ativa 24 horas por dia, sendo que, das 09:00 às 17:00, será assegurada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC).
No restante horário, das 17:00 às 09:00, o município do litoral alentejano estabeleceu um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Odemira para assegurar esta resposta.
“Se for uma ocorrência que tenha que ter uma resposta imediata, estão identificados os meios que têm de ser ativados para isso, seja através do SMPC, seja através dos bombeiros”, explicou a vereadora.
Caso não seja “uma ocorrência que necessite de atuação imediata”, a mesma “será tratada na primeira hora do dia seguinte”, acrescentou Raquel Vicente e Silva.
A ativação da nova linha telefónica assinala o encerramento das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil em Odemira, que a câmara municipal tem vindo a promover durante este mês, sob o lema “Cidadão em ação aposta na prevenção”.
NR/HN/LUSA
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