Centenas de mulheres do cinema no Irão denunciam violência sistemática

3 de Abril 2022

Centenas de mulheres que trabalham na indústria cinematográfica no Irão, incluindo atrizes famosas, assinaram uma petição a denunciar a violência "sistemática" contra elas, uma iniciativa inédita neste país ultraconservador.

Atrizes, cineastas e profissionais do cinema publicaram uma petição na imprensa “condenando toda a violência e assédio sexual no local de trabalho”.

A petição, que foi distribuída pela agência estatal IRNA, foi assinada por alguns dos nomes mais proeminentes da indústria cinematográfica iraniana e denunciou “atos sistemáticos de violência” e “desigualdade de género no cinema iraniano”.

“Para pôr fim a isto, exigimos que os autores de tais atos sejam punidos pela justiça”, reclamam as peticionárias.

As mulheres que trabalham na indústria cinematográfica estão expostas a insultos, chantagem em relação aos seus empregos, mas também assédio, violência sexual e até mesmo violação, de acordo com o texto.

“Qualquer pessoa com poder ou fama na indústria iraniana do cinema explora a sua posição para intimidar, ameaçar, insultar, humilhar e agredir as mulheres”, acrescenta.

Hoje, o secretário do Alto Conselho Iraniano para os Direitos Humanos, Kazem Gharibabadi, afirmou que “as mulheres devem ser apoiadas e protegidas no campo da arte, especialmente do cinema, porque estão mais expostas a abusos”, segundo a agência noticiosa ISNA.

Os filmes iranianos são regularmente selecionados para os festivais internacionais mais importantes e ganham frequentemente prémios prestigiados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This