Greve e protestos na Grécia contra aumento dos preços

6 de Abril 2022

Os serviços públicos e os transportes marítimos, ferroviários e urbanos estão paralisados esta quarta-feira na Grécia por uma greve geral de 24 horas convocada por sindicatos dos setores privado e público em protesto contra a “subida de preços" e “salários baixos".

Estão previstas manifestações em Atenas e outras cidades para exigir o “aumento de salários” e o “apoio aos hospitais” atingidos pela pandemia de covid-19, de acordo com o comunicado de imprensa do sindicato do setor público, Adedy.

“Aumento dos preços, pobreza, desigualdade: aumentem os salários”, reivindica ainda o cartaz do sindicato privado GSEE, o maior do país.

No entanto, os aeroportos do país não foram afetados pela greve geral.

Como outros países europeus, a Grécia tem vindo a enfrentar o aumento dos preços desde o ano passado e especialmente desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro.

O índice de preços ao consumidor na Grécia saltou novamente em fevereiro, para 7,2% relativamente ao período homólogo do ano passado, de 6,2% no mês anterior, um recorde para a Grécia desde a adoção do euro em 2001.

Perante a agitação social e uma queda na popularidade antes das eleições parlamentares marcadas para o próximo ano, o primeiro-ministro, de direita, Kyriakos Mitsotakis, anunciou em março apoios sociais para pessoas de baixa rendimento no valor total de 1.100 milhões de euros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASPE apresenta queixa à PGR contra Ministra da Saúde

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) apresentou ontem, 8 de maio, uma queixa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Ana Paula Martins. Em causa está o incumprimento dos deveres de imparcialidade e da boa-fé negocial, entre outros, o que tem implicações na liberdade sindical e na negociação coletiva.

APCL promove o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens sobre Linfoma Cutâneo de Células T

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apresenta o CertamenT, o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens dedicado ao Linfoma Cutâneo de Células T. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Asociación Española de Afectados por Linfoma, Mieloma y Leucemia (AEAL) e com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), contando com o apoio da farmacêutica Kyowa Kirin.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights