Moçambique vai investir 1,6 ME na aquisição de vacinas contra febre aftosa

20 de Agosto 2020

O Governo moçambicano vai desembolsar 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) na aquisição de vacinas para imunização de gado nas zonas propensas à febre aftosa, anunciou fonte oficial.

A campanha vai abranger um total de 450 mil animais nas províncias de Manica, Tete, Zambézia, Nampula, Inhambane e Gaza, segundo fonte da Direção Nacional de Desenvolvimento Pecuário, citada hoje pelo diário Notícias.

A campanha, que vai levar pelo menos dois anos, deverá abranger também bovinos que estejam dentro de um raio de 20 quilómetros das áreas de conservação ou na região fronteiriça com a África do Sul, Maláui e Zimbabué.

“A aquisição de vacinas já está em curso”, revelou a fonte da Direção Nacional de Desenvolvimento Pecuário.

Nas últimas semanas, as autoridades em Maputo decidiram proibir o transporte e a concentração de gado para quaisquer fins após o registo de casos de febre aftosa em Magude.

Em 2019, mais de 450 mil animais foram vacinados, no âmbito das medidas preventivas de proteção do gado bovino contra uma eventual ocorrência da febre.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa para os ruminantes e suínos, causada por sete serótipos do vírus do género “Aphtovirus”.

A febre afeta a produção animal, mas não tem repercussões na saúde pública e é endémica em vários pontos do mundo, nomeadamente no Médio Oriente, África, Ásia e América Central e do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights