Marrocos resgata do mar 14.236 pessoas em 2021

6 de Maio 2022

As autoridades de Marrocos resgataram 14.236 migrantes do Atlântico e do Mediterrâneo em 2021 e outros 97 durante o primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Ministério do Interior marroquino.

Dados oficiais marroquinos mostram que, em 2021, o país localizado no norte da África travou 63.121 tentativas de migração irregular e outras 14.746 no primeiro trimestre do ano em curso.

Quanto aos designados ‘assaltos’ às fronteiras das cidades espanholas de Ceuta e Melilla, no norte de Marrocos, as autoridades marroquinas impediram 49 em 2021, 47 dos quais em Melilla, e outros 12, todos em Melilla, entre janeiro e março deste ano.

Além disso, Marrocos desmantelou 256 redes criminosas de tráfico de migrantes em 2021 e outras 52 nos primeiros três meses deste ano, de acordo com o Ministério do Interior.

Marrocos contou ainda 3.500 cidadãos estrangeiros em situação irregular que regressaram voluntariamente aos seus países e 2.300 cujo regresso foi organizado em colaboração com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Entre janeiro e março de 2022, 1.080 pessoas voltaram voluntariamente aos seus países, apontam as mesmas fontes, adiantando que 600 o fizeram em viagens organizadas com a OIM.

A questão da migração é discutida hoje em Rabat, numa reunião do grupo hispano-marroquino sobre migração, a primeira realizada desde 2019, devido à pandemia de Covid-19 e à recente crise diplomática entre os dois países.

No encontro, que conta com a presença dos secretários de Estado espanhóis do Interior, Negócios Estrangeiros e Migração, bem como dos responsáveis marroquinos pelas pastas do Interior, Negócios Estrangeiros, Emprego e Desenvolvimento Social, estão a ser discutidos os fluxos de migração regular e irregular entre os dois países e a situação dos menores não acompanhados que chegam a Espanha.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

MAIS LIDAS

Share This