Esta distinção foi atribuída no âmbito dos Prémios Valor e Excelência, enquadrados no VI Congresso dos Enfermeiros que decorreu em Braga, e visou destacar o empenho e o trabalho dos enfermeiros em cada uma das nove ilhas açorianas durante o combate exaustivo à pandemia de COVID-19.
O prémio foi especificamente atribuído à equipa de enfermeiros gestores das instituições do Sistema Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores, por personificarem o esforço, a dedicação, a organização, o empenho e o trabalho de todos os enfermeiros da região, que conseguiram trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade de vida de todos os açorianos.
O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, justifica esta distinção explicando que “cada um destes enfermeiros viveu uma realidade pandémica única devido à situação específica de cada ilha e tiveram nos tempos difíceis que atravessámos uma capacidade de resiliência e motivadora dos enfermeiros açorianos nas diversas equipas que lideraram”.
Pedro Soares acrescenta ainda que “numa altura em que tudo era desconhecido, ser ilhéu expôs ainda mais a necessidade de um trabalho coordenado interilhas e, ao mesmo tempo, nas realidades individuais de cada instituição. Assim, foi preciso criar tudo do zero, ficando o sucesso patente no produto de todo o trabalho desenvolvido, numa proteção eficaz da população açoriana.”
A Ordem dos Enfermeiros dos Açores congratula-se, assim, por este merecido reconhecimento, reforçando o orgulho que tem em todos e em cada um dos seus enfermeiros
LUSA/HN
0 Comments