A iniciativa tem como objetivo “sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce” de patologias oncológicas cutâneas.
De acordo com a informação divulgada pelo grupo Lusíadas Saúde, as consultas podem ser realizadas em várias Unidades do Grupo até ao próximo dia 20 de maio. Os rastreios podem ser realizados no Hospital Lusíadas Porto, Hospital Lusíadas Lisboa, Hospital Lusíadas Amadora, Clínica Lusíadas Oriente e Hospital Lusíadas Albufeira.
O Hospital Lusíadas Braga foi a primeira unidade a avançar com os rastreios, entretanto já concluídos.
As consultas são gratuitas e sujeitas a marcação prévia, que deve ser feita diretamente através da linha de atendimento de cada unidade de saúde.
De acordo com os especialistas, o melanoma é o tipo de cancro cutâneo mais grave, sendo responsável por cerca de 80% das mortes por cancro da pele.
Sinais pretos que surgem pela primeira vez ou que se alteram com o tempo, assim como a sua assimetria, o bordo irregular e o facto de terem mais de uma cor e um diâmetro superior a seis milímetros são algumas características para as quais as pessoas devem estar alerta e que justificam uma consulta com o médico dermatologista.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments