New Life Portugal inaugura retiro para fortalecer a saúde mental

2 de Junho 2022

O novo retiro da New Life, em Folgosinho (Gouveia), foi criado com o objetivo de ajudar a dar resposta aos problemas de saúde mental dos portugueses, estando preparado para receber "qualquer pessoa que esteja a passar por um momento difícil".

Num país onde uma em cada quatro pessoas (25%) apresenta sintomas moderados a graves de ansiedade, depressão e stress pós-traumático, segundo os dados do estudo “Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID19)”, liderado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o impacto da Covid-19 na saúde mental e bem-estar está longe do fim.

Só no primeiro ano de pandemia, a Organização Mundial de Saúde dava conta de um aumento de 25% na prevalência global de ansiedade e depressão e reforçava o alerta para os países, aconselhando a inclusão da saúde mental e do apoio psicossocial nos planos de resposta à Covid-19, e salientando a existência de grandes lacunas e preocupações.

É para ajudar a dar resposta a estas lacunas que surge este novo retiro, criado com o apoio financeiro da Autoridade de Turismo de Portugal e do Programa Portugal 2020, localizado em Folgosinho, Gouveia, no parque natural da Serra da Estrela, com uma área de 13 hectares e constituído por dez quintas de pedra tradicionais remodeladas em quatro aglomerados residenciais – 49 suítes para clientes e nove acomodações para funcionários.

Com uma equipa composta por 21 funcionários, liderada por Julien Gryp, managing director da New Life Portugal, este projeto, que nasceu na Tailândia, oferece um programa de tratamento residencial para qualquer pessoa que esteja a passar por um momento difícil.

As instalações incluem um centro comunitário multifuncional com sala de jantar, piscina, sauna, sala de massagem e ginásio, ao qual se junta uma sala de meditação com paredes de vidro e vistas panorâmicas do vale, assim como um centro de terapia com um ambiente tranquilo. Existem quatro programas transformacionais que funcionam segundo um modelo híbrido, onde se combina atenção plena, apoio emocional personalizado, vida em comunidade e reconexão com a natureza.

Segundo o comunicado de imprensa, os hóspedes podem ainda aprender mais sobre meditação, mindfulness e yoga, bem como receber apoio para situações de stress, esgotamento, ansiedade, depressão, tristeza, solidão, prevenção de recaídas e cuidados posteriores ao vício.

PR/HN/RA

1 Comment

  1. Raul Bernarda

    Caros Senhores
    Depois de varios episodios do foro psiquiatrico foi me sugerido que me internasse ai. Preciso de informacoes, financeiras e de permanencia mas parecem nao dispor de um contato telefonico. Cumprimentos

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights