Comissão Europeia quer banir venda de tabaco aquecido com aromas

29 de Junho 2022

A Comissão Europeia quer proibir a venda de tabaco aquecido com aromas, tendo em conta o aumento significativo dos volumes destes produtos na União Europeia (UE).

Segundo dados da comissão, a venda de volumes de produtos de tabaco aquecido aumentou mais de 10% em mais de cinco Estados-membros e, no geral, representam mais de 2,5% das vendas de tabaco na UE.

O executivo comunitário propõe que a proibição da venda de produtos tabágicos aromatizados, que já existe para cigarros e tabaco de enrolar, seja estendida “aos produtos de tabaco aquecido”.

“Com nove em cada dez cancros do pulmão a serem causados pelo tabaco, queremos que fumar se torne o menos atrativo possível de modo a proteger a saúde dos cidadãos e salvar vidas”, disse, citada em comunicado, a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.

A proposta será agora avaliada pelos Estados-membros, Conselho da UE, e entrará em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da UE, tendo os 27 um prazo de oito meses de transposição das novas regras para-a legislação nacional.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights