Diana Pereira Farmacêutica e membro da equipa de Intervenção Farmacêutica

Farmácia de viagem: preparação individualizada da medicação

06/30/2022

A gestão da medicação nem sempre é simples, principalmente se se tratar de um doente polimedicado. Entende-se por polimedicação a toma de quatro ou mais medicamentos, e é bastante comum em utentes com idade mais avançada ou com múltiplas comorbilidades. A adaptação dos utentes à prescrição de novos medicamentos nem sempre é fácil: nem sempre o fazem da forma mais correta, seguindo a posologia indicada ou conservando os seus medicamentos nos locais adequados.

A polimedicação traz consigo alguns desafios como as interações medicamentosas ou a diminuição da adesão à terapêutica por esquecimentos da toma e, tanto os utentes como os seus cuidadores, devem lidar com esta questão de forma cautelosa para evitar eventos adversos indesejáveis. Uma das maiores preocupações inerentes à gestão da medicação trata-se das viagens.

Se é o utente polimedicado que viaja, seja em trabalho ou em lazer, torna-se complicado gerir toda a medicação que deve levar na sua bagagem, sem que haja esquecimentos ou trocas de medicamentos. Mas se falamos de cuidadores que se ausentam, é igualmente desafiante a preparação prévia da medicação que devem deixar.

Para todas estas situações, o Serviço da Preparação Individualizada da Medicação apresenta-se como uma solução eficaz! Disponibilizado nas Farmácias Holon, este serviço pretende garantir a correta utilização dos medicamentos adquiridos através do seu uso seguro. O serviço inicia com uma consulta farmacêutica, em que o utente deve levar consigo toda a sua atual terapêutica, receitas médicas e análises clínicas.

Depois de aderir ao serviço, o procedimento é muito simples: após a consulta, o utente ou o cuidador dispõe de um pillpack semanal que contém todos os medicamentos a tomar nos dias e horas indicados nas suas receitas médicas. No final da semana, deve devolver esse pillpack à farmácia, para que o farmacêutico avalie a adesão à terapêutica (percebendo se o utente se esqueceu de tomar os seus medicamentos em algum dia ou hora específica).

Todos os medicamentos permanecem na farmácia e ficam armazenados segundo as normas de temperatura e humidade, e são manipulados de forma segura na hora da preparação do pillpack. Na hora do levantamento do mesmo, o farmacêutico explica ao utente todas as considerações que entende necessárias e disponibiliza-se ao esclarecimento de dúvidas. Este serviço permite, assim, um maior descanso e autonomia ao utente e contribui para melhorar os resultados em saúde! Não fique com dúvidas. Estamos aqui para si.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights