Carla Araújo Médica especialista em Medicina Interna – Candidata a Presidente da Secção Sul da Ordem dos Médicos

Saúdo publicamente o novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.

09/10/2022

Partilho a mesma especialidade, a Medicina Interna. Especialidade holística e verdadeiramente abrangente. Estou confiante na visão que o novo Ministro da Saúde já manifestou: valorizar o sistema como um todo, sem barreiras ideológicas. Valorizo o seu vasto currículo, tanto nacional como na Europa. Conhecer o terreno é essencial para o importante e complexo cargo que acaba de assumir.

Após ter ouvido hoje a conferência de impressa da sua tomada de posse enquanto Ministro da Saúde, realço o facto de Manuel Pizarro ter sublinhado que a falta de meios do SNS é preocupante. Afirmou ser necessário sermos mais eficazes na gestão dos recursos que dispomos.

Do meu ponto de vista, a restruturação e a reforma do sistema é o ponto fulcral para garantir cuidados de qualidade para todos.

Enquanto candidata a Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos reafirmo o meu compromisso de diálogo, de construção de pontes de convergência entre todos os protagonistas da saúde.

Desejo que Manuel Pizarro consiga conduzir o SNS a bom porto, realçando que o trabalho em equipa será sempre a chave do sucesso.

Desejo que este início de novo ciclo renove a esperança numa melhor saúde para Portugal.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights