Carlos Robalo inicia mandato como Presidente da European Respiratory Society (ERS)

13 de Setembro 2022

Carlos Robalo Cordeiro inicia hoje, dia 12, durante a Assembleia Geral da European Respiratory Society (ERS), o mandato de Presidente da ERS, para cujo ciclo presidencial foi eleito há 2 anos.

A 12 de Setembro de 2020 iniciou, aquilo que é designado na ERS pelo ciclo presidencial que, sucessivamente e durante 4 anos, conduziu, de 2020 a 2021, Carlos Robalo Cordeiro a vice-presidente, passando a presidente eleito de setembro de 2021 a setembro de 2022, seguindo-se, a partir de hoje, o cargo de presidente para o período 2022 a 2023 e finalmente past-president de setembro de 2023 a setembro de 2024.

Para Carlos Robalo Cordeiro, “sendo a ERS a mais global sociedade respiratória, toda a sua vasta agenda nas áreas científica, educacional e de advocacy assume um impacto universal.  É neste contexto abrangente que a ERS vem contribuindo decisivamente para o avanço do conhecimento na área respiratória e para a sua correta, eficiente e consistente divulgação”.

Com cerca de 32 mil membros de 159 países, a European Respiratory Society reúne anualmente em setembro, naquele que é o maior congresso anual de patologia respiratória, mais de 20 mil participantes de todo o mundo para debater aqueles que são os maiores desafios mundiais na área da saúde respiratória. Depois de um intervalo de dois anos, em que o congresso anual da ERS decorreu em formato exclusivamente digital, Barcelona foi, este ano, entre o dia 4 e 6 de Setembro,  palco do reencontro tão desejado. O congresso realizou-se em formato híbrido, acolhendo milhares de congressistas em Barcelona.

Carlos Robalo Cordeiro, o primeiro português a ocupar este cargo desta sociedade fundada em 1990, acumulará estas funções com as de Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e de Director do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

LUSA/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights