Suíça vai destruir 10,3 milhões de doses da vacina Moderna

24 de Setembro 2022

A Suíça terá de destruir 10,3 milhões de doses da vacina Moderna contra a covid-19, cujo prazo de validade foi atingido no início da semana, avançou hoje o Ministério da Saúde suíço.

As doses expiraram na quarta-feira, de acordo com a agência de notícias suíça Keystone-ATS, confirmando informações do ‘site’ de notícias Beobachter de que o custo das doses destinadas à destruição foi de cerca de 280 milhões de francos suíços (cerca de 294 milhões de euros).

Além disso, 2,5 milhões de doses ainda estão armazenadas numa base logística do exército e 7,8 milhões estão num depósito na Bélgica, disse o ministério, que destacou que a sua estratégia de fornecimento de vacinas desde o início consistia em encomendar mais doses do que o necessário para os 8,7 milhões de habitantes da Suíça.

Assim, o país encomendou doses a diferentes laboratórios para evitar ficar dependente de vacinas que poderiam ser ineficazes, escapar a problemas de entrega ou contratos não respeitados.

Em junho, o ‘site’ de notícias Swissinfo estimou um excedente de 38 milhões de doses das várias vacinas contra a covid-19 no país, que expirariam antes do final do ano.

O ministério disse que cerca de 3,5 milhões de doses da nova vacina Moderna estarão disponíveis quando a Suíça lançar a sua próxima campanha de relatórios, no próximo mês.

A Suíça, que registou 13.556 mortes ligadas à covid-19 desde o início da pandemia, vacinou quase 70% da sua população.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This