Hospital de Braga realiza procedimento inovador na área da cardiologia de intervenção

26 de Setembro 2022

O Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga realizou na semana passada, pela primeira vez, uma intervenção coronária percutânea com recurso à técnica de Aterectomia Orbital.

Esta técnica permite a remoção de fragmentos de placas ateroscleróticas calcificadas, possibilitando a realização da angioplastia coronária em situações de elevada complexidade.

A Aterectomia Orbital tem, potencialmente, menor incidência de algumas das complicações associadas a estes procedimentos, sendo um tratamento para cenários muito específicos e com um custo equivalente à Aterectomia Rotacional.

O Hospital de Braga foi um dos primeiros hospitais portugueses a realizar este procedimento. Para Jorge Marques, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, “esta é mais uma ferramenta ao dispor dos Clínicos para o tratamento da doença coronária e que, estando associada a uma menor incidência de complicações, poderá representar uma nova oportunidade de tratamento para alguns doentes com patologia particularmente complexa”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This