Freixo de Espada à Cinta com especialidades médicas asseguradas por voluntários

28 de Setembro 2022

O concelho de Freixo de Espada à Cinta passa a beneficiar de um conjunto de consultas gratuitas de várias especialidades médicas que serão asseguradas por cinco clínicos voluntários, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

“Uma vez por mês, um grupo de cinco médicos, vem ao nosso concelho fazer consultas em várias especialidades da medicina, para evitar as grandes deslocações que os nossos utentes têm de percorrer para chegar aos hospitais de referência”, explicou Nuno Ferreira.

De acordo com o autarca socialista do distrito de Bragança, as consultas são de especialidades como pediatria, ginecologia/obstetrícia, psicologia e futuramente dermatologia, ortopedia, entre outras especialidades.

“Logo no primeiro dia de consultas, a agenda ficou totalmente preenchida, tendo havido necessidade de proceder à criação de uma listagem de suplentes, que serão contactados em caso de falta ou para as próximas consultas”, concretizou Nuno Ferreira.

Este projeto representa, na opinião do Executivo municipal, “um avanço muito importante em termos de cuidados de saúde para a população do concelho de Freixo de Espada à Cinta, já que se trata de um concelho periférico”.

“É importante implementar estas medidas para colmatar as assimetrias que existem em relação ao concelho de Freixo de Espada à Cinta face aos hospitais de Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros ou Vila Real, onde as distâncias a percorrer ultrapassam algumas centenas de quilómetros”, vincou o autarca.

Nuno Ferreira toma como exemplo uma consulta de pediatria, que pode chegar aos 70 euros só para ir a um especialista, para além dos quilómetros a percorrer.

“Esta consultas de especialidade são gratuitas, o que se torna vantajoso para os utentes”, vincou o autarca transmontano.

Este tipo de serviços de saúde envolve a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste já que se trata de um “parceiro estratégico” na implementação destas medidas, porque que implica a utilização das instalações do Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta e utilização de vários recursos.

Outras das pretensões, passa pela abertura, diariamente, da sala de fisioterapia para evitar deslocações a outras unidades de saúde mais distantes.

“Temos equipamentos e profissionais qualificados para manter este serviço em permanência”, enfatizou o autarca.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This