Católica procura trendsetters para participar em estudo sobre a alimentação do futuro

30 de Setembro 2022

O Estudo ChangeEat! - Jantar Proteínas Alternativas, é uma iniciativa liderada pela Unidade de Investigação Empresarial e Económica da CATÓLICA-LISBON (CUBE) e o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), Laboratório Associado da Escola Superior de Biotecnologia, no quadro dum projeto europeu, SUSINCHAIN – SUStainable INsect CHAIN, em que participam, além de Portugal, os Países Baixos, a Dinamarca, a Alemanha, a Itália, a Bélgica, a Espanha, a Suíça e a Áustria.

Para a realização deste estudo sobre alimentação sustentável, a equipa multidisciplinar de investigadoras da CATÓLICA-LISBON e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa está à procura de casais jovens. As inscrições decorrem até 15 de outubro no site do estudo https://www.cbqf.esb.ucp.pt/en/ChangeEat .

Garantir uma alimentação saudável, sustentável e acessível a todos é porventura o maior desafio que a Humanidade enfrenta no desenrolar do século XXI. Sucessivas crises económicas – como as associadas ao colapso do mercado subprime nos Estados Unidos, à pandemia COVID-19 e à guerra na Ucrânia –, fenómenos climáticos extremos, como a seca severa vivida este Verão –, e o rápido crescimento da população mundial têm vindo a pressionar os sistemas de produção e distribuição alimentar mundiais, e a acelerar a sua mudança. De acordo com Ana Isabel Costa, investigadora na CATÓLICA-LISBON e uma das coordenadoras do ChangeEat! ‘Para assegurar um planeta e uma população mais saudáveis no futuro é preciso desenvolver produtos alimentares inovadores e incentivar a mudança de comportamentos de consumo. Sabemos como fazer isso na Católica – precisamos agora que os jovens portugueses se juntem a nós para o pôr em prática.’

A dieta para a saúde planetária foi proposta por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 2019. Mas só agora estão a ser realizados os primeiros estudos internacionais que a concretizam e que testam a sua aceitação e eficácia ao nível populacional. Entre eles está o ChangeEat! – Jantar Proteínas Alternativas, uma intervenção que investiga o potencial de adoção duma dieta para a saúde planetária, em que o consumo de carnes vermelhas e processadas é reduzido através da introdução de novas fontes de proteína (com origem em insetos comestíveis e leguminosas), mais saudáveis e sustentáveis, nos jovens adultos portugueses.

Podem participar neste estudo casais das regiões Norte e Centro do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, sem filhos, saudáveis e motivados para reduzir o consumo de carne através da adoção de alimentos inovadores na confeção do jantar diário.

‘Existem várias vantagens em participar’, esclarece Maria João Monteiro, investigadora na Escola Superior de Biotecnologia, ‘desde já a possibilidade de experimentar em primeira mão os alimentos do futuro e tornar-se num/a trendsetter no domínio da alimentação sustentável na Europa. Providenciamos ainda cabazes de produtos para a confeção de 18 jantares, ferramentas e aconselhamento especializado em alimentação e nutrição, e um cartão presente como forma de agradecimento pela participação.’

‘O ChangeEat! procura concretizar aquilo que percebemos ser uma vontade crescente de adotar comportamentos alimentares mais saudáveis e sustentáveis entre os jovens adultos portugueses, sem, no entanto, comprometer o prazer gastronómico, a gestão do orçamento doméstico, a conveniência e o convívio – tudo valores igualmente importantes para eles’, acrescenta Ana Isabel Costa.

Este estudo decorre entre outubro e dezembro de 2022 e inclui o preenchimento de um breve inquérito online, a experiência de confeção e consumo de novos produtos alimentares em casa, a utilização de uma aplicação móvel para registo do consumo alimentar e, pontualmente, a participação em sessões de prova de produto no campus da Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto, em horário pós-laboral. Para obter mais esclarecimentos pode enviar-se email para changeeat@ucp.pt ou consultar o site https://www.cbqf.esb.ucp.pt/en/ChangeEat.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões na saúde mental

O coordenador nacional das políticas de saúde mental realçou hoje a redução de internamentos e readmissões conseguida pelas equipas comunitárias, garantindo que, até março, as 40 previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estarão todas no terreno.

MAIS LIDAS

Share This