O “Guia de Conversa para a sua Consulta” apresenta-se como um breve questionário dirigido ao doente e dividido em cinco áreas: identificação de metas específicas, avaliação do bem-estar atual, satisfação com o tratamento, registo de sintomas e um espaço para anotação de questões a fazer ao médico. Esta ferramenta pretende levar o doente com artrite reumatóide a preparar a sua conversa de uma forma mais estruturada na próxima consulta com o seu médico.
“O tempo reduzido da consulta e o stress que esse momento pode provocar faz com que os doentes nem sempre consigam ter uma conversa fluída e produtiva com o seu médico. Criámos esta ferramenta para que os doentes possam estruturar o seu discurso e explicar ao seu médico, com maior clareza, aquilo que sentem. Acreditamos que este guia pode fortalecer a relação médico-doente e que este é um fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos doentes”, afirma Arsisete Saraiva, presidente da A.N.D.A.R.
“Pretendemos que esta seja uma ferramenta útil para os doentes, mas também para o próprio médico, que poderá ter uma visão holística do estado do seu doente e usar o guia como forma de monitorização. Não se trata de substituir ou reduzir o tempo da consulta, mas sim de tornar a consulta mais efetiva e, consequentemente, melhorar a adesão terapêutica e os outcomes clínicos”, salienta António Vilar, secretário-geral da A.N.D.A.R. e presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR).
A artrite reumatóide, uma doença inflamatória crónica, autoimune, pode surgir em qualquer idade, embora seja mais comum entre os 30 e os 60 anos.
Quando não tratada precocemente, esta doença pode levar a deformidades, limitando a atividade diária e a qualidade de vida.
O guia estará disponível para download no site da A.N.D.A.R., em www.andar-reuma.pt
PR/HN/RA
0 Comments