Paços do Concelho de Olhão junta-se à luta contra o cancro da mama

17 de Outubro 2022

Os Paços do Concelho de Olhão vão iluminar-se de rosa durante outubro juntando-se ao movimento conhecido por “Outubro Rosa”, com o intuito de “inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama”.

A autarquia algarvia explica em comunicado que este movimento nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, e que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desafia a comunidade a juntar-se ao “Outubro Rosa”, propondo o desenvolvimento de “iniciativas solidárias”.

“O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública”, sendo “o mais frequente em Portugal e em todo mundo”, afirma a Câmara de Olhão.

Segundo números divulgados pela autarquia, em 2020, em Portugal, estima-se que sete mil mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1.800 tenham morrido com esta doença.

De acordo com o comunicado, se diagnosticado e tratado precocemente, a doença tem uma taxa de cura superior a 90%, sendo a prevenção e o diagnóstico precoce “fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights