“Temos a consciência que a Saúde representa a saúde e a vida dos cabo-verdianos, é um setor muito importante, é com um grande desafio que aceitamos abraçar esta causa e nós acreditamos que a partir do momento em que nos inteiramos dos dossiers iremos dar o nosso máximo para que tudo corra bem, para que haja vida e saúde no nosso país”, disse a ministra, após ser empossada pelo Presidente da República, José Maria Neves.
Filomena Gonçalves, que até agora é ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, assumiu as novas funções após um reajuste no elenco governamental, devido à saída de Arlindo do Rosário da Saúde para ser novo embaixador de Cabo Verde na China.
Por sua vez, a ministra de Estado Janine Lélis foi empossada como nova ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, acumulando com a Defesa Nacional e da Coesão Territorial.
Questionada se a sua tarefa poderá ser mais facilidade agora que a covid-19 está mais controlado no país, a nova ministra da Saúde disse que a pandemia ainda é uma incógnita, mas reconheceu que é “um grande desafio”.
E recordou que o médico Arlindo do Rosário teve mais de seis anos no cargo e nos últimos mais de dois enfrentou a pandemia da covid-19, tendo aguentado “e bem”.
“Vou me inteirar dos dossiers, vou abraçar a causa e acredito que, juntos, conseguiremos, de certeza, trabalhar para o bem dos cabo-verdianos”, prometeu a nova titular da pasta da Saúde, sublinhando que não é a primeira vez que, em Cabo Verde ou noutras paragens, pessoas de outras áreas assumem essas e outras funções.
“Abracei porque estive a analisar muito bem e por uma questão também de desafio aceite, por confiança e porque acredito que o senhor primeiro-ministro avaliou muito bem antes de nos convidar para esta pasta. Nós acreditamos que é um desafio e que iremos conseguir”, traçou.
Licenciada em Direito e membro da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, Filomena Gonçalves foi Secretária da Secretária de Estado das Pescas e da Ministra do Mar, conforme informações disponibilizadas no site do Governo cabo-verdiano.
Enquanto jurista, participou em diversos estudos e pareceres nas áreas de Direito Autárquico, Direito Bancário, Comercial e Legislações de obras públicas.
Foi ainda Delegada e Representante do Movimento para a Democracia (MpD, no poder) junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e Membro da Comissão Política do partido, entre outras responsabilidades partidárias.
Foi, ainda, deputada da Nação, tendo participado em várias Comissões Especializadas do parlamento cabo-verdiano.
É Membro da Rede de Mulheres Parlamentares do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), presidente da Rede Parlamentar dos Parlamentares da CEDEAO contra a migração clandestina e promoção da juventude e integrou missões de observação eleitoral em países africanos.
Durante o ato, foi ainda empossado Evandro Monteiro como secretário de Estado-adjunto agora da ministra da Saúde, cargo que já vinha exercendo.
LUSA/HN
0 Comments