Doença vascular cerebral: SPAVC abre candidaturas para Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes

3 de Novembro 2022

Projetos dedicados ao estudo do acidente vascular cerebral (AVC) contam novamente com o apoio da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), pronta a atribuir uma bolsa no montante de 5000€, agora denominada Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes.

Anualmente, a SPAVC atribui uma bolsa de investigação destinada a financiar, parcial ou totalmente, o melhor projeto de investigação científica na área clínica dedicado ao estudo da doença vascular cerebral. A SPAVC tem como objetivo “promover o estudo e investigação da doença vascular cerebral, pelo que se instituiu a Bolsa de Investigação em Doença Vascular Cerebral, que tem reconhecido projetos importantes de investigação clínica”, afirma Patrícia Canhão, presidente da Comissão Científica da SPAVC.

As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 18 de janeiro de 2023, por via eletrónica, à Direção da SPAVC, através do e-mail secretariado@spavc.org, num formulário disponibilizado no site da Sociedade, fazendo-se acompanhar de alguns elementos necessários para a apreciação do júri,  que podem ser consultados no regulamento da candidatura (link do regulamento). Neste regulamento, é ainda referido que apenas serão admitidos os projetos de trabalhos científicos a serem realizados, pelo menos parcialmente, em instituições portuguesas.

Segundo Patrícia Canhão, “o Prof. Castro Lopes teve um papel distinto na divulgação da doença vascular cerebral e sua prevenção, proclamou e defendeu o acesso dos doentes com AVC aos cuidados agudos e de reabilitação, facilitou a formação dos profissionais, esteve sempre ao lado da melhor ciência e da investigação”.

É neste sentido que “esta visão teve, desde a primeira hora, um líder excecional, a quem doentes, sobreviventes, profissionais e a sociedade em geral prestam a homenagem e o reconhecimento devidos ao atribuir às anuais bolsas de investigação da SPAVC a muito apropriada designação de Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral”, acrescenta José Manuel Calheiros, membro da Comissão Científica da SPAVC.

O regulamento do concurso abrange diversos aspetos sobre o processo de candidatura, mas também sobre o processo de avaliação, constituição do júri e, por fim, comissão e acompanhamento.

O vencedor da Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes será divulgado publicamente no encerramento do 17.º Congresso Português do AVC, que decorre no dia 4 de fevereiro de 2023.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sofia Ramalho eleita nova bastonária da Ordem dos Psicólogos

A atual vice-presidente da direção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, foi hoje eleita nova bastonária, substituindo Francisco Miranda Rodrigues, que estava no cargo desde 2016, de acordo com os resultados provisórios.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

MAIS LIDAS

Share This