Cardiologistas de intervenção partilham conhecimento sobre oclusões crónicas

16 de Novembro 2022

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover a iniciativa formativa “Day at the Cath Lab” (D@CL), sobre a temática “CTO PCI – Oclusão Total Crónica e Intervenção Coronária Percutânea”, no Hospital de Santo António.

O objetivo é debater e divulgar a temática, uma vez que se trata de uma técnica que permite melhorar os resultados das intervenções, mas ainda pouco utilizada em Portugal, assim como em outros países.

Esta iniciativa conta com a presença de Masahisa Yamane, cardiologista de intervenção no Hospital Sayama, no Japão, que vai participar na apresentação e discussão do tema “Tratamento do Doente”.

De acordo com João Brum Silveira, responsável do Laboratório de Hemodinâmica, no Hospital de Santo António, do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), “o D@CL pretende promover ações de formação práticas e dinâmicas, com o objetivo de adquirir ou partilhar conhecimento em procedimentos inovadores e complexos”. “O facto de termos connosco um dos Masters das CTO’s a nível mundial, o nosso colega japonês Dr. Masahisa Yamane, faz com que estejam reunidas todas as condições para um D@CL especial. Temos três casos muitos desafiantes do ponto de vista clínico e técnico, o que, para além de ser uma excelente oportunidade para partilha de conhecimento e experiência, é o momento para oferecer a estes doentes o tratamento adequado.”

E acrescenta: “As oclusões crónicas são o subgrupo de lesões coronárias de maior complexidade. Estima-se que a sua prevalência seja de 20% nos doentes que efetuam coronariografia diagnóstica. Pese embora esta elevada prevalência, a percentagem de doentes tratados percutaneamente é inferior a 10%. Na realidade, a presença de uma oclusão crónica é o principal motivo para propor um doente para cirurgia de revascularização do miocárdio.”

Segundo Carlos Braga, cardiologista de intervenção e responsável pela iniciativa, “pretende-se chamar a atenção para a atualidade e a complexidade técnica dos casos de oclusões crónicas e promover a atividade formativa para os cardiologistas de intervenção com interesse na área”.

De acordo com o responsável, “o D@CL é uma iniciativa que também permite aos cardiologistas de intervenção conhecerem o dia a dia de um Laboratório de Hemodinâmica do país, num ambiente informal, hands on e de proximidade”.

Há mais de 15 anos que o Laboratório de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia do CHUP dispõe de um programa de tratamento de oclusões crónicas, sendo a taxa de sucesso superior a 90%.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights