Filandorra leva o teatro aos utentes do hospital de Vila Real neste Natal

16 de Dezembro 2022

A Filandorra vai levar o teatro aos utentes dos serviços de oncologia, pediatria e consultas externas do hospital de Vila Real, na terça-feira, no âmbito das iniciativas de Natal que fecham esta época da companhia, foi esta sexta-feira anunciado.

A Filandorra, sediada em Vila Real, disse que vai fazer uma digressão por cinco concelhos do Interior Norte do país nesta época natalícia e uma das iniciativas vai passar pelo Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Levar “alegria e esperança” é o mote da companhia para a atividade “Contos à Solta” que os atores vão realizar nos serviços de oncologia, pediatria e consultas externas, numa “interação direta entre a literatura e a memória cultural”, a partir da obra de Alexandre Parafita “Diabos e Diabritos…num saco de mafarricos”.

Hoje, a companhia está em Miranda do Douro, distrito de Bragança, a partilhar a produção “Os Músicos da Aldeia… Natal”, uma adaptação do clássico da literatura para a infância da autoria dos Irmãos Grimm, com as crianças da rede escolar do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho no âmbito da iniciativa “Tierra Natal”, promovida pelo município.

No sábado, a companhia viaja até à vila raiana de Freixo de Espada à Cinta para apresentar, para todos os públicos, “Os Músicos da Aldeia… Natal” e, no dia a seguir, vai às aldeias de Freixiel e de Vilas Boas, no concelho de Vila Flor, para espetáculos aberto a toda a comunidade.

Segundo disse a Filandorra, em comunicado, a iniciativa é apoiada pelo município de Vila Flor e “visa aproximar as suas populações com a arte do teatro, proporcionando uma experiência diferente e enriquecedora a partir do teatro enquanto arte universal de todos e para todos”.

O ciclo de atividade teatral da Filandorra em 2022 encerra na quarta-feira, em Vinhais, com a primeira apresentação pública do projeto artístico que a companhia está a desenvolver desde setembro naquele concelho no âmbito do programa Cultura Para Todos – Inclusão Social.

Os cerca de 20 elementos que integram o projeto apresentam-se pela primeira vez ao público com a performance “História de Uma Boneca Abandonada”, de Alfonso Sastre, numa adaptação e encenação de Débora Ribeiro com a direção artística de David Carvalho.

A produção guia, de acordo com a companhia, “o espetador numa reflexão sobre a importância de cuidar e dar valor às coisas, sobre a importância do amor e da justiça”.

Recentemente a Filandorra foi excluída do apoio por parte da Direção-Geral das Artes (DGARTES) para os próximos quatro anos, o que levou a companhia a mostrar-se em “choque” e a apelar ao “bom senso e ato político” do ministro da Cultura.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil declarado livre de febre aftosa sem vacinação

O Brasil, maior produtor e exportador mundial de carne bovina, foi declarado livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), anunciou hoje a associação patronal brasileira do setor.

Informação HealthNews: Ana Paula Martins será reconduzida no cargo

De acordo com diferentes fontes contactada pelo Healthnews, Ana Paula Martinis será reconduzida no cargo de Ministra da Saúde do XXV Governo constitucional, numa decisão que terá sido acolhida após discussão sobre se era comportável a manutenção da atual ministra no cargo, nos órgão internos da AD. Na corrida ao cargo, para além de Ana Paula Martins estava Ana Povo, atual Secretária de Estado da Saúde, que muitos consideravam ser a melhor opção de continuidade e Eurico Castro Alves, secretário de estado da Saúde do XX Governo Constitucional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights