Ministério da Saúde indica Nuno Sousa para vice-presidente da AICIB

26 de Dezembro 2022

O Ministério da Saúde indicou o médico Nuno Sousa para o cargo de vice-presidente da AICIB - Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica.

A proposta de designação é feita pelo Infarmed na qualidade de sócio fundador da AICIB, onde representa o compromisso do Ministério da Saúde na promoção da investigação e desenvolvimento na área da saúde, bem como da atividade científica de excelência tanto no campo básico como na vertente aplicada e multidisciplinar.

Nuno Sousa é professor catedrático na Escola de Medicina da Universidade do Minho e professor visitante na Upstate Medical University, em Nova Iorque. Médico neuro-radiologista, é diretor do Centro Clínico Académico – Braga no Hospital de Braga e do Centro de Medicina Digital P5, além de investigador no Domínio de Investigação em Neurociências no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho.

Nuno Sousa recebeu vários prémios pelas suas atividades de investigação e prestação de cuidados de saúde, incluindo o Prémio Janssen Neurociências e a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde em 2011.

O Infarmed propôs ainda a designação, para secretário da mesa da Assembleia Geral da AICIB, de Carlos Alves, vice-presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, I.P.

“O Ministério da Saúde agradece nesta ocasião o trabalho e empenho dos anteriores titulares destes cargos na AICIB, Teresa Luciano e António Faria Vaz, sublinhando a determinação do Governo português em contribuir para o avanço da ciência e inovação em prol da saúde e bem-estar. Renova-se igualmente a aposta na missão da AICIB enquanto dinamizadora do ecossistema da investigação clínica e do seu desenvolvimento de um modo decisivo, garantindo que o conhecimento produzido em Portugal é colocado ao serviço da assistência aos doentes e da sustentabilidade do setor da saúde no país”, lê-se na nota de imprensa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This