GS1 Healthcare realiza debate sobre a codificação em saúde

2 de Janeiro 2023

A GS1 Healthcare, uma comunidade internacional de stakeholders com intervenção no setor da saúde, promoveu, no dia 20 de dezembro, com a participação da GS1 Portugal, o Healthcare Webinar, subordinado ao tema "Digital Transformation and Readiness for GS1 Standards”.

Foram três os speakers da Mackenzie Health Canadá que participaram na iniciativa para falar sobre standards e logística em saúde: Altaf Stationwala, President & CEO; Pamela Richards, Program Manager, Surgical Services; e Susan SimaoDirector, Pharmacy & Medication Management. O CEO expôs a intervenção da Mackenzie Health Canada no setor da saúde, destacando o impacto do recurso a standards na eficiência do setor; Susan Simao incidiu sobre a eficiência dos standards em farmácia e Pamela Richards em bloco operatório.

Após uma breve introdução à Mackenzie Health, Altaf Stationwala enfatizou que o setor da saúde ainda tem um longo caminho a percorrer no mundo da codificação e que “sem apoios institucionais vai ser muito difícil obter verdadeiros avanços neste sentido”. Terminou a sua intervenção destacando a importância da codificação: “os códigos promovem a identificação, rastreabilidade e a visibilidade”.

Num segundo momento, o destaque foi para o tema da codificação em farmácia. Susan Simao explicou o processo de implementação de standards, da criação de infraestruturas à reembalagem de produtos, passando pelo investimento em automação, apontando como benefícios o facto deste processo melhorar a experiência dos prestadores de cuidados de saúde e a diminuição de eventos que colocassem em causa a segurança dos doentes. “Há, no entanto, necessidade de grandes bases de dados e existem ainda muitos processos manuais que estão naturalmente sujeitos ao erro humano”, afirmou Susan, ao apontar alguns dos principais desafios.

Por fim, Pamela Richards abordou a implementação da codificação no bloco operatório e destacou que esta teve um grande impacto no reforço da segurança do doente, pelo aperfeiçoamento da eficiência dos processos, pelo aumento da satisfação dos profissionais de saúde, mas, acima de tudo, pelo rigor da informação disponível sobre a gestão da condição de saúde do indivíduo em causa: “temos, agora, dados muito mais concretos nas fichas dos doentes”, explicou. Pamela Richards acrescentou: “estamos muito orgulhosos do nosso progresso e isso foi possível graças aos nossos parceiros. Ter o equipamento certo é crucial”.

A sessão terminou enfatizando que a implementação de standards em saúde tem inúmeras vantagens, mas é crucial que sejam disponibilizados às organizações prestadoras de cuidados os apoios institucionais necessários.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights