LIDEL apresenta dois volumes de “Raciocínio Clínico em Psiquiatria”

23 de Janeiro 2023

A editora LIDEL apresenta, no dia 25 de janeiro, no Salão Nobre do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), os livros “Raciocínio Clínico em Psiquiatria” volume I (“Principais Entidades Psiquiátricas”) e volume II (“Entidades Neuropsiquiátricas e Relacionadas”).

Os livros, com a coordenação das médicas Diana Pereira e Joana Pereira, foram elaborados por um conjunto de 55 profissionais de saúde.

“O raciocínio clínico é um processo importante no desempenho da atividade médica em qualquer especialidade, uma vez que permite o diagnóstico correto do paciente, bem como a possibilidade de delinear a estratégia mais adequada para tratar o problema clínico encontrado. Estas obras abordam, de acordo com os sistemas de classificação mais atuais (CID-11), as principais perturbações psiquiátricas e neuropsiquiátricas, recorrendo a uma abordagem teórica, concisa e sistematizada, complementada com uma componente prática baseada em casos clínicos, para ajudar os médicos e futuros profissionais da área a exercerem esta função corretamente”, descreve o comunicado de imprensa.

O volume I, sobre as principais perturbações psiquiátricas, e o volume II, sobre as entidades neuropsiquiátricas e relacionadas, explicam ao leitor as bases do raciocínio e da decisão clínica, dando ênfase à entrevista psiquiátrica e ao exame do estado mental. As obras incluem diversos casos clínicos que complementam as matérias, demonstrando o percurso a desenvolver perante uma hipótese de diagnóstico. O tratamento farmacológico, estabilizadores de humor, antipsicóticos e andepressivos são também objeto de capítulo próprio.

Estas obras, com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e de Saúde Mental (SPPSM), destinam-se aos médicos de Medicina Geral e Familiar e de outras especialidades que pretendam aprofundar o conhecimento na área da Psiquiatria, a internos de Psiquiatria e a outros profissionais de saúde que procurem ferramentas que lhes permitam sistematizar e organizar o raciocínio clínico necessário na abordagem do doente com patologia psiquiátrica.

“No futuro, este manual servirá de modelo para outros manuais, com informação à mão e bem arrumada e condensada, para fundamentar raciocínios e decisões clínicas; e num futuro próximo como aplicação informática”, comentou Rui Durval, coordenador do Hospital de Dia Eduardo Luis Cortesão.

A apresentação, às 18:30, contará com a participação dos autores Rui Durval e Luís Madeira, de Teresa Sustelo, presidente do Conselho de Administração do CHPL, e de Teresa Ribeiro, da Associação Aria.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Moçambique vacinou mais de 2,5 milhões de crianças até setembro

Mais de 2,5 milhões de crianças foram vacinadas em Moçambique, entre fevereiro e setembro, no âmbito do Plano de Recuperação, implementado para a imunização de crianças ainda não vacinadas ou com vacinação incompleta, disse hoje o Ministério da Saúde.

MAIS LIDAS

Share This