A proposta de renovação do protocolo e atualização do valor atribuído para o ano de 2023 foi aprovada hoje, por unanimidade, na reunião de executivo municipal.
“É uma mera atualização. Tem a ver com o contexto atual”, disse hoje na reunião de Câmara o presidente do município de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
O apoio estabelecido no protocolo, entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, já não era atualizado desde 2016.
A situação pandémica provocada pela Covid-19, ocorrida em 2020 e 2021, conduziu a “consequências negativas”.
E, nesse sentido, houve a necessidade de “aplicação de medidas excecionais e temporárias por diversos organismos, com o objetivo de mitigar os efeitos económicos nefastos que este surto desencadeou na economia”, lê-se na proposta de renovação do protocolo a que a Lusa teve acesso.
Este fator, aliado ao contexto “geopolítico na Europa”, com a guerra na Ucrânia, tem “provocado efeitos, diretos e indiretos, na economia nacional, com um aumento acentuado dos preços de bens e serviços”.
No total, em 2023, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho vai receber 115 mil euros.
LUSA/HN
0 Comments