Hospital de Famalicão ganha novo acesso e parque de estacionamento

7 de Fevereiro 2023

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai criar um novo acesso “condigno” ao hospital da cidade e construir naquela zona um parque de estacionamento público com capacidade para cerca de 100 viaturas, foi esta terça-feira anunciado.

Segundo fonte do município, a intervenção vai ainda eliminar “uma área de risco sanitário existente”, traduzida num terreno que tem sido utilizado para a criação de animais e que tem motivado “queixas constantes dos vizinhos”.

Em causa está o procedimento de delimitação de uma nova Unidade de Execução Urbanística na área norte da cidade, que vai “melhorar consideravelmente” os acessos ao hospital e àquela zona da cidade, através da criação de uma rotunda na Avenida 9 de Julho e respetivas ligações viárias ao hospital e à zona do Talvai.

A concretização da unidade de execução irá também permitir disponibilizar ao domínio público uma área de 3.274 metros quadrados de terreno para a construção de um parque de estacionamento público, aumentando a oferta de lugares de estacionamento na área adjacente ao hospital.

A proposta para esta nova Unidade de Execução será analisada e votada na reunião de Câmara de quinta-feira, seguindo-se o período de discussão pública.

A área delimitada localiza-se junto da Avenida 9 de Julho e da Rua Norton de Matos, a norte do hospital, na União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, e abrange uma área com 23.490 metros quadrados.

A proposta prevê o reparcelamento e a infraestruturação de uma área destinada à edificação.

“Com zonas comerciais e de serviços, e outras destinadas à habitação, permite, por sua vez, a eliminação de uma área de risco sanitário existente, bem como um novo acesso condigno e fundamental ao hospital, tanto para ambulâncias como para o trânsito em geral, com a mais valia de um parque de estacionamento público na proximidade”, sublinha o comunicado.

Com a criação de uma rotunda na Avenida 9 de Julho (EN206), “reduz-se o risco de acidentes naquela via, permitindo, simultaneamente, uma nova acessibilidade ao Talvai, área em grande desenvolvimento”.

Esta unidade de execução situa-se na proximidade da intervenção urbanística que está a ser realizada junto à Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, na EN-14, à saída de Vila Nova de Famalicão, onde está a nascer também uma renovada acessibilidade à cidade e uma nova urbanização.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights