O evento, cuja lotação esgotou na quarta-feira, conta com cerca de uma centena de participantes para uma conversa explicitamente dirigida aos atuais e futuros utilizadores de psicadélicos, guiada por um painel de especialistas, composto por médicos psiquiatras, psicólogos, psicoterapeutas e investigadores da área.
O objetivo da sessão é proporcionar um espaço para tirar todas as dúvidas sobre a utilização de substâncias psicadélicas. A partir de casos reais, com diferentes perfis de utilização destas substâncias, a organização quer promover uma conversa prática sobre padrões de utilização intencionais, seguros e sustentáveis.
O movimento do “renascimento psicadélico”, centrado sobretudo na ciência, tem feito aumentar progressivamente o interesse nestas substâncias por parte do público em geral. Também têm crescido a cobertura mediática, cada vez mais regular, a procura por produtos e serviços, e a simples utilização de substâncias e experiências mediadas por psicadélicos. Não obstante serem substâncias legalmente controladas, o acesso a psicadélicos é hoje relativamente fácil, nomeadamente através da Internet.
Assim, o acesso a informação válida e rigorosa sobre psicadélicos torna-se uma necessidade da maior importância e o SafeJourney acredita que é apenas pela partilha e disseminação da mesma entre o público português, que se torna possível contribuir de forma relevante para limitar os riscos envolvidos e o impacto do estigma, dos mitos e de todos os erros que se cometem na apreciação destas substâncias e na avaliação dos seus efeitos.
Os Salões Psicadélicos fazem parte da missão do projeto SafeJourney e pretendem ser um espaço de encontro, conversa e reflexão sobre as diversas dimensões dos psicadélicos na sociedade. Promovidos desde 2021, estes encontros já abordaram temáticas tão diferentes como a terapia assistida por psicadélicos, o papel da música na experiência psicadélica ou a sustentabilidade, com convidados nacionais e internacionais.
Este Salão Psicadélico será também palco da celebração do 2º aniversário do projeto SafeJourney e da efeméride #ThankYouPlantMedicine, um movimento global baseado na gratidão, que tem como objetivo trazer o tema dos psicadélicos à consciência coletiva para combater o estigma e facilitar a sua melhor integração na sociedade.
NR/HN
0 Comments