A inovação tecnológica tem alterado profundamente a prática clínica e a relação entre profissionais de saúde e doentes. Consciente desta realidade e do seu papel no ecossistema da saúde, a AbbVie lança esta iniciativa com o objetivo de criar as condições necessárias para o desenvolvimento e sucesso destes novos projetos.
Desenvolvida em parceria com o Nova SBE Co.Innovation Lab, que é parte integrante do Nova SBE Innovation Ecosystem, a iniciativa procura soluções inovadoras que possam ser aplicadas em quatro áreas terapêuticas: dermatite atópica, doença inflamatória intestinal, linfoma e enxaqueca. Os candidatos deverão responder a desafios para qualquer uma destas áreas, que permitam:
– melhorar a experiência dos profissionais de saúde no acesso à informação, com impacto direto na vida do doente;
– otimizar a jornada do doente, acelerando o processo de diagnóstico, referenciação e tratamento, permitindo o acesso aos melhores cuidados de saúde;
– alertar para a doença e empoderar o doente, através da literacia em saúde, permitindo o mais rápido acesso ao especialista e a informação sobre a sua condição e tratamento;
– ter acesso a dados de vida real e value based healthcare, com agregação de dados clínicos que permitam uma tomada de decisão mais informada sobre diferentes terapêuticas.
De acordo com o diretor-geral da AbbVie, Antonio Della Croce, “fazemos parte do ecossistema da saúde, com o objetivo de dar resposta às necessidades não atendidas dos doentes. Este compromisso vai além do desenvolvimento de fármacos inovadores, leva-nos a procurar melhorar a experiência e o acesso à informação de profissionais de saúde e doentes, tendo um impacto real nas suas vidas. Com este projeto, de inovação tecnológica, queremos criar oportunidades para novos parceiros darem o seu contributo para a melhoria da gestão da doença”.
Já Rui Coutinho, Diretor Executivo do Nova SBE Innovation Ecosystem, realça a importância da inovação aberta como forma de potenciar essas novas oportunidades: “Os programas de inovação aberta com startups são uma das quatro linhas de atuação do Nova SBE Innovation Ecosystem. Acreditamos que a convergência de interesses mútuos e conhecimento entre empresas e startups disruptivas, tem um papel catalisador nestes diferentes atores. A escola tem um papel fundamental a desempenhar neste sentido, disponibilizando um ambiente seguro e controlado para a experimentação e livre circulação de ideias orientadas a resultados económicos e sustentáveis”.
As candidaturas estão abertas até ao dia 21 de abril de 2023. Mais informações podem ser consultadas aqui.
NR/HN/PR
0 Comments