“A autarquia vilarregense tem a missão de trabalhar em prol de um turismo mais inclusivo, dando oportunidade a que todas as pessoas possam usufruir, de igual forma, das nossas potencialidades turísticas e culturais”, referiu, em comunicado hoje divulgado, a vereadora responsável pelo pelouro da cultura no município de Vila de Rei, Rosa Martins.
O ColorADD é uma linguagem universal, transversal e inclusiva, desenvolvida com base nas três cores primárias mais o branco e o preto, representadas através de símbolos gráficos que, conjugados segundo o conceito de adição de cores, permite ao daltónico identificar toda a paleta de cores sempre que a cor é um fator de identificação, orientação ou escolha.
Este sistema de identificação para daltónicos está implementado em vários países de forma transversal e em diversos setores de atividade social e económico: transportes, vestuário, saúde e hospitais, cidades e espaços públicos, ambiente, material didático e jogos, educação, entre outros.
Rosa Martins salientou ainda que, depois de o município de Vila de Rei disponibilizar cadeiras anfíbias em todas as praias fluviais e complexo de piscinas e de hastear bandeiras com a insígnia ColorADD nestes espaços, “disponibilizamos agora a planta com esta linguagem de forma a facilitar a visita a pessoas que sofram desta patologia”.
O daltonismo é a incapacidade ou diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação, que afeta cerca de 10% da população masculina e 5% da população feminina.
Trata-se de uma limitação não visível, incurável, transmitida hereditariamente e que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.
LUSA/HN
0 Comments