HFF organiza Reunião Regional do Sul da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia

18 de Março 2023

O anfiteatro do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vai acolher a Reunião Regional do Sul da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPCP), que se realizará no próximo dia 25 de março.

“Coloproctologia – abordagem inicial nos cuidados de saúde primários e referenciação hospitalar” é o tema da edição deste ano que vai abordar várias patologias com elevada incidência na população em geral, nomeadamente doença hemorroidária, alterações da motilidade intestinal e cancro colorretal. Os temas em debate na Reunião Regional do Sul da SPCP destinam-se a especialistas e internos de Medicina Geral e Familiar, Gastrenterologia, Cirurgia Geral e Medicina Interna.

“A escolha do HFF não foi um mero acaso: trata-se de uma instituição do Serviço Nacional de Saúde que serve desde 1995, uma população que ronda os 550.000 habitantes, com uma área de influência que abrange 24 freguesias dos Concelhos de Amadora e Sintra, dois ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) e várias Unidades de Saúde Familiar (USF) sendo essencial a articulação com os cuidados de saúde primários para o hospital e, em particular, para o Serviço de Gastrenterologia”, refere David Horta, Diretor do Serviço de Gastrenterologia e Secretário Geral Adjunto da SPCP, que acrescenta “a realização deste evento no HFF tem uma importância estratégica e é com imenso orgulho que acolhemos esta reunião, com o prestigiante patrocínio da SPCP.”

Ana Maria Oliveira, assistente hospitalar do mesmo serviço no HFF e vogal da SPCP realça a escolha do tema “prendeu-se com o facto de considerarmos necessário e fundamental, estreitar laços entre a Gastrenterologia, Cirurgia e a Medicina Geral e Familiar, fomentando a articulação interpares e visando inequivocamente a melhoria dos cuidados de saúde da nossa população”.

O HFF é Centro de Referência de Cancro do Cólon e Reto desde março de 2016 e o Serviço de Gastrenterologia disponibiliza uma consulta especializada de Proctologia, coordenada pela gastrenterologista Ana Maria Oliveira, orientada para a abordagem específica e multidisciplinar das patologias versadas na reunião.

A SPCP, atualmente presidida pelo Professor Dr. Castro Poças promove desde 1989, o desenvolvimento da Coloproctologia ao serviço da saúde da população portuguesa. Fazem parte dos seus objetivos fundamentais, difundir conhecimentos atualizados e promover o intercâmbio nacional entre os diversos profissionais de saúde ligados a esta área da Medicina.

Do mesmo modo, desenvolve atividades educacionais que visam a formação e aperfeiçoamento no domínio das patologias do cólon, reto e ânus. Anualmente organiza um evento misto de Gastrenterologia e Cirurgia Geral que se traduz no Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia e várias reuniões regionais que têm como missão a divulgação e tratamento desta área da Medicina.

 

As inscrições podem ser feitas através do seguinte email: spcoloprocto@gmail.com

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights