Ordem dos Nutricionistas retoma visitas aos estabelecimentos de ensino superior

10 de Abril 2023

A Ordem dos Nutricionistas retoma, nos meses de abril e maio, o Ciclo de Visitas aos Estabelecimentos de Ensino Superior que ministram licenciaturas conducentes à profissão de nutricionista.

Esta iniciativa, em curso em março de 2020, foi suspensa por força da pandemia Covid-19.

Para Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, “estas visitas dão a possibilidade acrescida de partilharmos ideias, opiniões, desafios e diferentes perspetivas e perceber no terreno a evolução, nos últimos anos, da formação dos nutricionistas, e tendências futuras”.

Para Alexandra Bento, “uma oferta formativa vasta e diferenciada permite, sem dúvida alguma, o desenvolvimento de uma formação mais consistente, robusta e completa. A formação ao longo da vida é um processo que deve garantir conhecimentos atualizados, especializados, mas também permitir alcançar competências transversais para que o nutricionista esteja preparado para as contantes mudanças da sociedade”.

Adicionalmente, pretende-se conhecer iniciativas inovadoras no contexto da formação académica, bem como conhecer mais de perto as perspetivas das instituições no que respeita à profissão de nutricionista na atualidade e nos próximos anos.

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas diz ainda: “o retomar deste Ciclo de Visitas era algo há muito esperado, uma vez que reconhecemos que estas iniciativas permitem sublinhar a excelente ligação entre a Ordem a Nutricionistas, enquanto regulador, e a Academia enquanto formador dos futuros nutricionistas”.

A bastonária far-se-á acompanhar pelo vice-presidente da direção, José Camolas, bem como por elementos da sua assessoria.

As visitas iniciam-se amanhã, dia 11 de abril, e terminarão a 22 de maio, às seguintes instituições: Universidade Lusófona, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Instituto Universitário Egas Moniz, NOVA Medical School, Universidade Atlântica e Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.

Recorde-se que em 2020 a Ordem dos Nutricionistas havia visitado as seguintes instituições: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Universidade Fernando Pessoa, Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Saúde de Bragança, Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra e Escola Superior de Saúde de Leiria.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights