Os objetivos eram rever conhecimentos importantes e discutir experiências, bem como estratégias, com todos os participantes.
De acordo com David Neves, cardiologista de intervenção no hospital e responsável pela iniciativa D@CL, a técnica de imagem permite avaliar com maior resolução espacial as estruturas arteriais coronárias. “Para além da utilidade prática para otimização da angioplastia, é também uma ferramenta investigacional insubstituível.”
E acrescentou: “Este tipo de tratamento é utilizado sempre que é preciso esclarecer uma imagem angiográfica duvidosa, garantir um bom resultado numa angioplastia complexa e elucidar sobre o mecanismo de falência de um stent”.
Rita Calé Theotónio, cardiologista de intervenção e presidente da APIC, explicou: “Com este D@CL pretendemos chamar a atenção para a importância da utilização de métodos de imagem intravascular na atualidade, sendo ferramentas úteis para aumentar a precisão diagnóstica e ajudar a guiar intervenções coronárias com maior complexidade técnica. O objetivo é promover a atividade formativa para os cardiologistas de intervenção com interesse na área do OCT.”
O D@CL é uma iniciativa que também permite aos cardiologistas de intervenção conhecerem o dia a dia de uma Unidade de Cardiologia do país, num ambiente informal, hands on e de proximidade.
PR/HN/RA
0 Comments