Revisão de conhecimentos sobre técnica de imagem intracoronária

13 de Maio 2023

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promoveu a iniciativa formativa Day at the Cath Lab (D@CL), subordinada ao tema “Imagem Intracoronária com Tomografia de Coerência Ótica (OCT)”, que se realizou esta sexta-feira no Hospital do Espírito Santo de Évora.

Os objetivos eram rever conhecimentos importantes e discutir experiências, bem como estratégias, com todos os participantes.

De acordo com David Neves, cardiologista de intervenção no hospital e responsável pela iniciativa D@CL, a técnica de imagem permite avaliar com maior resolução espacial as estruturas arteriais coronárias. “Para além da utilidade prática para otimização da angioplastia, é também uma ferramenta investigacional insubstituível.”

E acrescentou: “Este tipo de tratamento é utilizado sempre que é preciso esclarecer uma imagem angiográfica duvidosa, garantir um bom resultado numa angioplastia complexa e elucidar sobre o mecanismo de falência de um stent”.

Rita Calé Theotónio, cardiologista de intervenção e presidente da APIC, explicou: “Com este D@CL pretendemos chamar a atenção para a importância da utilização de métodos de imagem intravascular na atualidade, sendo ferramentas úteis para aumentar a precisão diagnóstica e ajudar a guiar intervenções coronárias com maior complexidade técnica. O objetivo é promover a atividade formativa para os cardiologistas de intervenção com interesse na área do OCT.”

O D@CL é uma iniciativa que também permite aos cardiologistas de intervenção conhecerem o dia a dia de uma Unidade de Cardiologia do país, num ambiente informal, hands on e de proximidade.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights