Número de pessoas que necessitam de cuidados médicos no Sudão aumentou 57%

18 de Maio 2023

A organização não-governamental Save the Children denunciou esta quarta-feira o aumento de 57% do número de pessoas necessitadas no Sudão, um mês após o início do conflito entre o exército regular e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido.

“O número de pessoas necessitadas no país aumentou 57%”, advertiu a organização não-governamental (ONG), num comunicado em que insta as duas partes beligerantes a respeitarem os compromissos da declaração de Jeddah, assinada na passada quinta-feira, para proteger os civis e respeitar o direito humanitário internacional.

De acordo com os dados da ONU, “o número de pessoas necessitadas no Sudão é de 24,7 milhões”, em comparação com os 15,8 milhões previstos no final do ano passado.

Isto significa que mais de metade da população sudanesa, que totaliza 46 milhões de habitantes, necessita de assistência humanitária.

A ONU e outras organizações humanitárias e médicas anunciaram que quase todos os hospitais de Cartum e de outras regiões do país foram suspensos devido aos fortes combates que começaram em 15 de abril e que já provocaram a morte de pelo menos 822 pessoas e cerca de 3.200 feridos, segundo o sindicato dos médicos local.

A Save the Children denunciou igualmente a ocupação de dois centros de saúde e o saque de material médico no Sudão por grupos armados não identificados, privando “milhões de crianças e famílias de tratamentos que salvam vidas”.

Uma segunda ONG, Médicos Sem Fronteiras (MSF), também confirmou que “homens armados” invadiram o seu armazém em Cartum na terça-feira e saquearam-no, levando dois dos seus veículos cheios de provisões.

Por essa razão, os MSF apelaram a “todas as partes envolvidas no conflito para que garantam a proteção de todas as instalações de saúde, incluindo hospitais, clínicas, armazéns e ambulâncias”.

“Nunca devem ser alvo de ataques”, frisam os MSF, que acrescentam que a pilhagem de organizações humanitárias, impedindo a assistência a pessoas afetadas pela violência, é “inaceitável”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights