Vitor Duarte: Enf.º Especialista em Enfermagem de Reabilitação; Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação

Enfermagem de reabilitação nos serviços de Medicina Interna: a pluralidade das especificidades

05/18/2023

Nos últimos anos, assistimos a uma especialização cada vez maior das profissões da área da saúde, com consequente aumento da especificidade dos serviços de internamento nos hospitais. Em alguns casos podemos falar em híper especialização, o que não será certamente errado, pois possibilita a realização de intervenções também elas mais especializadas, mais adequadas e mais específicas.

As especializações trazem consigo o risco da visão parcial, menos holística, do olhar apenas para o órgão e não para a globalidade da pessoa integrada na família, na comunidade e no seu ambiente. Conduz também ao risco de exclusão de pessoas que não encaixem nos critérios definidos e restritos. A especificidade não faz com que serviços mais abrangentes se aniquilem ou eliminem, pelo contrário, torna-os mais necessários e pertinentes, como é o caso da medicina interna.

A medicina interna, é uma especialidade médica com um papel central em quase todos os hospitais do país. Como especialidade apresenta uma visão integradora das características fisiológicas e patológicas dos doentes, estabelecendo parcerias com diferentes especialidades e com diferentes profissionais da área da saúde. Os serviços de medicina interna são serviços de internamento hospitalares basilares, recebendo pessoas com doenças multiorgânicas, de diversas tipologias e de múltiplas etiologias.

A enfermagem é uma ciência e uma profissão de cariz generalista da qual derivam diversas especialidades, entre as quais a enfermagem de reabilitação. As especializações permitem acrescentar conhecimento e qualidade aos cuidados, assumindo respostas mais direcionadas, personalizadas e complementares. A especialidade de enfermagem de reabilitação prepara os enfermeiros para intervir em áreas específicas do cuidar, como sejam a área dos cuidados respiratórios, cardíacos, neurológicos e músculo-esqueléticos.

Em serviços mais especializados, as ações dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação, ficam algo circunscritas a uma determinada área de intervenção, resultado das características próprias do serviço e das pessoas doentes que servem. Os serviços de medicina interna são o local de excelência para os enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação assumirem um papel abrangente e multifacetado, exercendo plenamente a sua especialidade, com ações diárias muito diversificadas, prestando cuidados a pessoas com doenças muito distintas e com necessidades de variadíssima ordem.

A atuação dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação é centrada na pessoa, focando-se na maximização do seu potencial funcional e na promoção da sua independência, minimizando as incapacidades e prevenindo potenciais complicações resultantes do processo de internamento. A reeducação funcional respiratória, a prevenção de incapacidades, a reabilitação motora, o treino de atividades de vida diária e educação para a saúde ao doente e família, aumentando a literacia em temas do seu interesse, constituem a algumas das intervenções de reabilitação nos serviços de medicina. Intervenções diferenciadas que apenas profissionais com uma formação de base solida e com experiências diversificadas, conseguem alcançar.

Se antes, a população alvo da medicina interna era tida como uma população essencialmente geriátrica, a Pandemia COVID 19 mostrou-nos o contrário. Cuidamos doentes mais jovens e mais instáveis e percebemos as equipas mais resilientes, numa adaptação a novos cenários e diferentes contextos. Nunca se exigiu tanto com tão pouco e muito do sucesso da intervenção na pandemia, se deveu às equipas de profissionais altamente plurais, com conhecimentos muito vastos preparados para intervenções dinâmicas. Sendo preponderante o papel dos enfermeiros e em particular dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação na estabilização das equipas, coordenação dos cuidados e na incorporação de novos equipamentos e métodos de trabalho. Foi necessário ampliar o espetro da ventilação mecânica não invasiva em contexto pandémico, com novos equipamentos e novas terapias nos serviços de medicina interna como foi a oxigenioterapia de alto fluxo. Foi também necessário reabilitar, descobrindo como reabilitar estes doentes e quais as intervenções mais adequadas.

A pandemia mostrou a importância dos enfermeiros de reabilitação em lidar com doentes atípicos em condições altamente adversas, revelando as capacidades dinâmicas e resiliência que possuíam.

Os enfermeiros de reabilitação nos serviços de medicina promovem a obtenção de ganhos em saúde, contribuindo para a diminuição das morbilidades, promovendo a autonomia do doente e da família, evitando ou reduzindo o número de episódios de internamento. Contribuem para a diminuição da demora média de internamento com intervenções terapêuticas e adjuvantes da terapêutica, mantendo e melhorando o nível de independência funcional e o nível de independência na realização das atividades de vida diária, promovendo o autocuidado durante o internamento e preparando atempadamente a alta para otimização da reintegração da pessoa no ambiente social e familiar.

Permanece a necessidade de serviços de internamento abrangentes e de profissionais de saúde que dentro da sua especialização, mantenham a visão integrada e integradora da pessoa. O enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação tem esse perfil e os serviços de medicina interna são o local ideal para a aplicação plena das suas competências.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This