Campanha incentiva doentes com esclerose múltipla a fazer boas escolhas todos os dias

30 de Maio 2023

As escolhas diárias dos doentes, sobretudo as certas, servem de mote para uma campanha da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) e da Merck, lançada a propósito deste Dia Mundial.

Protagonizada pela atriz Ana Marta Ferreira, a campanha alerta para as escolhas que, no caso das pessoas com esclerose múltipla, podem mesmo mudar o rumo das suas vidas: como a escolha de procurar ajuda ou a escolha de uma vida com qualidade.

Através de vídeos, partilhados nas redes sociais, Ana Marta Ferreira mostra como escolhas por vezes aparentemente simples podem mudar o rumo de uma vida. E isso pode acontecer durante a prática de surf, com a escolha da onda perfeita, no momento certo; com a escolha de uma carreira profissional ou, no caso da esclerose múltipla, com a escolha de procurar ajuda e de gerir da melhor forma a doença.

“A vida é feita de momentos e de escolhas. É importante que, na presença dos sintomas, as pessoas com esclerose múltipla não deixem de escolher procurar um médico e, quando diagnosticadas, que escolham o melhor caminho para si. Porque ainda que não exista cura para a esclerose múltipla, através da escolha certa é possível assegurar uma melhor qualidade de vida e bem-estar”, refere Lurdes Silva, coordenadora da ANEM.

Vítor Rodrigues, vice-presidente da TEM, quis destacar a palavra ‘persistir’. “A única pessoa que pode escolher e determinar se é capaz ou não de algo é ela mesma. E o doente com a Esclerose Múltipla sabe que é capaz! Só tem fazer a escolha, de acreditar e persistir!”

Margarida Piçarra Navalhinhas, vice-presidente da SPEM, acrescenta ainda: “Não precisa fazer sozinha esta escolha, pode procurar a companhia, experiência, e apoio dos seus pares. A SPEM e as outras associações de doentes estão consigo: fale connosco, façamos este caminho juntos! Juntos somos mais fortes.”

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights