Deixar de fumar pode reduzir em 50% hipótese de desenvolver cancro oral

31 de Maio 2023

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, a Clínica Parque da Cidade lembra que, anualmente, mais de 8 milhões morrem devido ao vício e que, ao fim de cinco anos, deixar de fumar reduz em 50% as hipóteses de desenvolver cancro oral.

“O tabaco é constituído por mais de 4000 substâncias e componentes químicos que representam das maiores ameaças à saúde geral a médio e longo prazo: desde doenças e dificuldades respiratórias, doenças cardíacas e cancro do pulmão. A saúde oral não é exceção e é, também, bastante afetada pelo tabagismo”, explica Luís Corte-Real, Diretor Clínico da Clínica Parque da Cidade.

Desde os problemas menores, como as manchas nos dentes e a halitose – vulgarmente conhecida como mau hálito persistente –, às doenças graves, como o cancro oral, o consumo de tabaco tem um impacto significativo na saúde oral. Fumar diminui a capacidade de o organismo combater infeções, tornando as gengivas mais suscetíveis à doença periodontal, e aumenta o risco de cárie dentária, uma vez que o fumo do cigarro pode afetar o equilíbrio do pH da boca e a produção de saliva – que ajuda a proteger os dentes contra a cárie.

Para diminuir os efeitos do tabaco, é fundamental manter uma boa higiene oral – escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta dentífrica com flúor e usar fio dental diariamente – e fazer exames dentários regulares, pois o médico-dentista pode identificar e tratar precocemente quaisquer problemas relacionados com o tabagismo. No entanto, deixar de fumar é a solução mais viável e saudável para reduzir os riscos associados a este problema.

“A melhor maneira de diminuir os efeitos negativos do tabagismo na saúde oral é, mesmo, parar de fumar. Procure um profissional de saúde – como um médico ou dentista – para obter orientação. Pode ser um enorme desafio, mas há muitos recursos disponíveis, como programas de cessação do tabagismo, terapias de substituição de nicotina, entre outros”, garante.

“Com mais de 20 anos de experiência, a Clínica Parque da Cidade coloca à disposição uma aliança entre a sua equipa especializada e multidisciplinar que atua nas diversas áreas médicas – desde a Medicina Estética à Implantologia – com a mais avançada tecnologia, estabelecendo com a comunidade local uma relação duradoura, baseada na humanização e confiança”, lê-se no comunicado de imprensa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights