Moçambique realiza oitava campanha de vacinação contra pólio

13 de Junho 2023

Moçambique vai realizar, entre quinta-feira e domingo, a oitava campanha de vacinação contra a poliomielite, devendo abranger mais de 19 milhões de crianças até aos 15 anos, anunciou o Ministério da Saúde (Misau) de Moçambique

“Estamos a falar de 19.978.803 crianças e adolescentes que serão vacinados nesta ronda. É um processo que vai necessitar de uma grande entrega de todos nós, sobretudo dos profissionais de saúde”, disse Benigna Matsinhe, diretora adjunta de Saúde no Misau.

Trata-se da oitava campanha de vacinação realizada no país, depois de outras sete realizadas em 2022, ano em que foram registados 33 casos de poliomielite, sendo as províncias da Zambézia e Tete, no centro do país, as mais críticas.

Segundo Benigna Matsinhe, foram disponibilizados cerca de sete milhões de dólares para a nova campanha de vacinação, num processo que vai contar com cerca de 27 mil equipas.

A imunização vai decorrer em unidades de saúde, residências, escolas, creches, locais de cultos religiosos, mercados e outros locais de concentração de pessoas, de acordo com o Misau.

O ministério anunciou, em fevereiro, a realização de mais quatro rondas de imunização contra a poliomielite durante este ano, uma doença que não era registada no país desde 1992 e que surgiu depois de eclodir no vizinho Malaui.

A poliomielite é uma doença infecciosa sem cura que afeta sobretudo as crianças com menos de cinco anos e que só pode ser prevenida com a vacina.

Nalguns casos, pode provocar paralisia de membros.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This