Eurodeputada do PSD explica esforços para a criação de um plano de saúde cardiovascular da União Europeia

22 de Junho 2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD, estará nesta sexta-feira em Lisboa para participar no evento: Desafios da Saúde Cardiovascular em Portugal, promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Ocasião em que a deputada, copresidente do Members of European Parliament Heart Group (MEP Heart Group) irá descrever os esforços que têm vindo a ser feitos ao nível do Parlamento Europeu tendo em vista a criação de um Plano de Saúde Cardiovascular da União Europeia.

Maria da Graça Carvalho terá a seu cargo a nota introdutória do painel de discussão que irá encerrar este evento, a partir das 15h45, focando a sua intervenção nas políticas de saúde europeias e no apoio à investigação científica no que respeita a estas doenças.

O programa do evento inclui uma visita ao Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta, Almada, pelas 09h30, e um fórum a realizar no Centro Cultural de Belém, no qual serão debatidos temas como os Dados da Saúde Cardiovascular em Portugal, o Impacto social e económico das doenças cardiovasculares em Portugal, o Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção Geral de Saúde e o Papel das sociedades científicas na priorização dos Cuidados em Saúde Cardiovascular – exemplo e perspetiva do European Alliance for Cardiovascular Health.

O MEP Heart Group, do qual Maria da Graça Carvalho é copresidente, é um grupo de deputados europeus que se dedica a promover a consciencialização e o debate em torno do tema das doenças cardiovasculares. Nesse sentido, tem promovido diversas iniciativas, nomeadamente conferências em Bruxelas, com o objetivo de colocar a saúde cardiovascular cada vez mais no topo das prioridades europeias em matéria de políticas de saúde. Este é um esforço que a deputada portuguesa tem feito também através das diferentes comissões parlamentares nas quais tem assento

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights