O evento contou com a presença dos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; da Saúde, Manuel Pizarro; e da Agricultura, Maria do Céu Antunes; do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais; da Presidente da Comissão Diretiva do programa Lisboa 2030, que sucedeu ao Lisboa 2020, e Presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida; e da CEO do iBET, Paula Alves.
Com um investimento total de 25 milhões de euros, dos quais 19,3 milhões solicitados e elegíveis para financiamento e apoiado em 7,7 milhões pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o IBET define-se como uma infraestrutura altamente diferenciada em Portugal, com espaços de laboratórios, plataformas analíticas e de produção de biológicos, dedicada à Investigação e Desenvolvimento (I&D) em vacinas, biofármacos e medicamentos de terapia avançada (Advanced Therapy Medicinal Products – ATMPs), que permitirá reforçar e consolidar a sua reputação e notoriedade junto de parceiros internacionais.
“O iBet Biofarma foi uma das grandes apostas do Lisboa 2020, que investiu um total de cerca de 92 milhões de euros em 20 infraestruturas tecnológicas, para reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na Região de Lisboa. O investimento neste tipo de infraestruturas, que continuará a ser feito no âmbito do Lisboa 2030, é essencial para colocar Lisboa, que é a única região de competitividade portuguesa em contexto europeu, cada vez mais na vanguarda da inovação”, afirmou Teresa Almeida, Presidente da Comissão Diretiva do programa Lisboa 2030.
O iBet Biofarma permitirá executar projetos, desde a fase da descoberta e I&D até à fase de produção, de lotes de biológicos para ensaios clínicos em humanos e para estudos veterinários, reforçando algumas parcerias já existentes e estabelecendo novas com parceiros industriais do setor biofarmacêutico, especificamente na área das vacinas e da terapia génica e celular. Irá ainda permitir a criação de mais emprego científico, a retenção de pessoas altamente qualificadas e a atração de novos talentos.
Esta nova unidade conta com cinco pisos, dotando o iBet de mais 29 laboratórios de I&D, bem como de áreas de suporte, reforçando espaços para Armazenagem, IT, Datacenter e Auditório, entre outras valências.
NR/HN
0 Comments