Lisboa 2020 cofinancia edifício do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica

24 de Junho 2023

O novo edifício do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBet), cofinanciado por fundos europeus no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020 (Lisboa 2020), foi inaugurado esta sexta-feira, dia 23 de junho.

O evento contou com a presença dos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; da Saúde, Manuel Pizarro; e da Agricultura, Maria do Céu Antunes; do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais; da Presidente da Comissão Diretiva do programa Lisboa 2030, que sucedeu ao Lisboa 2020, e Presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida; e da CEO do iBET, Paula Alves.

Com um investimento total de 25 milhões de euros, dos quais 19,3 milhões solicitados e elegíveis para financiamento e apoiado em 7,7 milhões pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o IBET define-se como uma infraestrutura altamente diferenciada em Portugal, com espaços de laboratórios, plataformas analíticas e de produção de biológicos, dedicada à Investigação e Desenvolvimento (I&D) em vacinas, biofármacos e medicamentos de terapia avançada (Advanced Therapy Medicinal Products – ATMPs), que permitirá reforçar e consolidar a sua reputação e notoriedade junto de parceiros internacionais.

“O iBet Biofarma foi uma das grandes apostas do Lisboa 2020, que investiu um total de cerca de 92 milhões de euros em 20 infraestruturas tecnológicas, para reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na Região de Lisboa. O investimento neste tipo de infraestruturas, que continuará a ser feito no âmbito do Lisboa 2030, é essencial para colocar Lisboa, que é a única região de competitividade portuguesa em contexto europeu, cada vez mais na vanguarda da inovação”, afirmou Teresa Almeida, Presidente da Comissão Diretiva do programa Lisboa 2030.

O iBet Biofarma permitirá executar projetos, desde a fase da descoberta e I&D até à fase de produção, de lotes de biológicos para ensaios clínicos em humanos e para estudos veterinários, reforçando algumas parcerias já existentes e estabelecendo novas com parceiros industriais do setor biofarmacêutico, especificamente na área das vacinas e da terapia génica e celular. Irá ainda permitir a criação de mais emprego científico, a retenção de pessoas altamente qualificadas e a atração de novos talentos.

Esta nova unidade conta com cinco pisos, dotando o iBet de mais 29 laboratórios de I&D, bem como de áreas de suporte, reforçando espaços para Armazenagem, IT, Datacenter e Auditório, entre outras valências.

NR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This