Luís Coelho Fisioterapeuta e escritor

I Congresso Internacional sobre a “(in)Utilidade de ir a Congressos” (texto paródia)

07/12/2023

Call for abstracts: Envio de resumos sem data limite. Pode enviar, mesmo depois do Congresso ter sido realizado. Tudo o que vier à rede é peixe. Desde que paguem.

Livro de resumos: Será impresso um livro de resumos para que possa referir o seu estudo não publicado. Tente não dar erros ortográficos.

Livro de Actas: Para não dizer que não tem nenhum artigo publicado. Prometemos não distribuir. E faremos por não divulgar. Não vale tirar a referência sem comprar o livro. Só serão publicados os artigos dos pagantes antes da primeira data prevista.

Comissão Organizadora: Tesouraria, e alguns alunos escravizados, para segurarem no microfone.

Comissão Científica: Só doutorados, para dar boa impressão. Manda-chuvas da área, com carreira feita de teses inúteis, orientação de dissertações de mestrado de 30 páginas e censura da criatividade.

Oradores convidados: Gajos importantes, com muitos artigos publicados em revistas de outros gajos importantes. Tentaremos mantê-los no Congresso à hora de falarem. Nas restantes horas, estarão a ver as vistas ou a usar o “spa” do Hotel.

Áreas Temáticas: Ciência dos Congressos; Dogma congressal; Hierarquia e proletários; Técnicas de atracção de tansos; Dogma académico; Fontes de financiamento das Universidades; Congressos e Turismo; Hotelaria; Como encarar revolucionários; O problema da pseudociência.

Workshops: Técnicas de (des)investigação científica. SPSS para “dummies”. Arte de fazer com que uma tese académica encha muitas folhas. Técnicas avançadas de fraude científica. Introdução à moderação de painéis em tom coloquial. Técnicas de “savoir faire”, incluindo utilização de “laser pointer” com objectivos sedutores.

Programa provisório: Sessão de abertura com VIPS, e presença ainda não confirmada do Presidente da República.
Painel A: Tema – “Evidência Científica sobre a utilidade dos Congressos” (adiantamos as conclusões: “É preciso realizar mais estudos e Congressos.”).
Coffee-Break – inclui menu vegetariano.
Painel B: Tema – “Evidência Científica sobre a necessidade de prolongar os Coffee-Breaks em Congressos” (adiantamos as conclusões: “É preciso realizar mais Coffee-Breaks.”).
Almoço – parte em que se esperam mais intervenientes.
Painel C: Tema – “Evidência Científica sobre a necessidade de prolongar os almoços em Congressos.” (patrocinado por uma empresa de catering).
Comunicações orais e visita aos pósteres. Inclui a parte em que se embolsam canetas, autocolantes, publicidade de empresas, bolsinhas, livrinhos e quinquilharias.
Jantar de convívio – é favor levar smoking e graxa. Preço do champanhe não incluído.

Comunicações: Necessariamente em PowerPoint. Proibido colocar fotos dos filhos e sobrinhos. Dê preferência a mimos e cachorrinhos. Regra para a informação: cortar o mais possível, excepto no título. Tempo máximo de 15 min. Tem direito a mesa com copo de água da torneira, flores de plástico e apresentação condigna (só podem ser usados dois títulos académicos). O presidente da mesa será alguém de reconhecido mérito, amigo doutro alguém de reconhecido mérito, com café por perto.

Pósteres: Pagam o mesmo que as Comunicações. Tente colorir e cortar na palha. De qualquer forma, ninguém vai ler o que lá está.

Destinatários do Congresso: Os próprios Comunicadores, que só estarão à hora de falarem. E estudantes que ainda pensam que isto serve para alguma coisa.

Material: Pasta com Certificado. Não precisa, assim, de sofrer até ao fim do Congresso. Se se esquecer do Certificado, não se preocupe, há-de arranjar mais palha para o Currículo. Os Comunicadores que tiverem pago mas que não tenham querido aparecer receberão o Certificado em casa.

Língua oficial: Babélico (ou seja, pode misturar línguas à vontade da ignorância).

Parceiros: Mais uma vez, os próprios Comunicadores, que pagam uma fortuna para falarem e ninguém ouvir. E outros patrocinadores mais inteligentes.

Data do Congresso: Não se preocupe, não calha a um domingo. Nem no Verão.

Local do Congresso: Com praias e discotecas.

Estadia: Várias possibilidades, desde que desembolse. Não pode é desembolsar tendas ou ficar em Hostel.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A Divisão Global sobre a Redução de Danos no Consumo de Tabaco: Vaporizadores e Tabaco Aquecido em Destaque

A redução de danos no consumo de tabaco tem sido um tema de intenso debate global, especialmente com o surgimento de alternativas como vaporizadores (cigarros eletrônicos) e dispositivos de tabaco aquecido. Enquanto alguns países abraçam essas tecnologias como ferramentas eficazes para diminuir os riscos associados ao tabagismo tradicional, outros mantêm uma postura cautelosa ou até mesmo proibitiva. Esta reportagem explora as posições de diferentes nações, analisando os argumentos científicos, políticos e sociais que moldam suas políticas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights